WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Aprenda Fácil sobre o que é uma ação da Bolsa de Valores

As ações representam a menor fração do capital social de uma empresa

Números da bolsa de valores

Algumas pessoas têm a impressão que a Bolsa de Valores é um jogo ou um cassino. Poucas pessoas, quando entram na Bolsa, pensam: “Vou me tornar sócio de grandes empresas, vou usar a bolsa como instrumento de poupança”. Ao contrário disso, muitos investidores pensam “Oba! Descobri uma forma fácil de ficar rico. Basta eu comprar no fundo e vender no topo e pronto. Em poucos meses estarei rico. Vou largar o emprego!”.

Said Aad Aziz Alexandre Santana, autor do Livro Aprenda a Investir na Bolsa de Valores, da Aprenda Fácil Editora, pondera “Geralmente, ao começar a investir na bolsa, o investidor está seguindo um efeito manada, pois, várias pessoas estão ganhando dinheiro e o investidor quer ganhar também, assim, o mercado vai subindo.”.

Porém, antes de tudo é preciso entender o que significa investir na Bolsa. Em resumo, investir na Bolsa consiste em investir em ações.


Mas, então, o que seria uma ação?


Uma empresa tem seu capital social dividido em pequenas parcelas chamadas ações ou papeis, que são unidades de títulos emitidas por sociedades anônimas. Quando as ações são emitidas por companhias abertas, são negociadas na Bolsa de Valores.

As ações representam a menor fração do capital social de uma empresa, ou seja, é o resultado da divisão do capital social em partes iguais. O capital social é o investimento dos donos na empresa; é o patrimônio dessa companhia. Com esse dinheiro, são realizadas compras de máquinas, pagamento de funcionários etc. O capital social, resumindo, é a própria empresa.

Quando um investidor compra uma ação na Bolsa de Valores, está levando uma pequena parte de uma empresa de terceiros, passando a ser chamado de acionista minoritário. Para se tornar sócio de grandes empresas, bastam poucos clicks; a liquidez do negócio proporciona ao investidor entrar e sair de uma empresa e migrar para outro negócio em questões de segundos, sem burocracia e dores de cabeça.

As ações podem ser classificadas de acordo com a natureza dos direitos que são conferidos aos seus titulares e são diferenciadas em:


Ações ordinárias (ON)


Sua principal vantagem proporciona direito a voto ao seu detentor nas assembleias da companhia. Os acionistas ordinários deliberam sobre os destinos da sociedade, analisam e aprovam as contas patrimoniais, alocam os recursos a serem investidos e também elegem a diretoria da sociedade.


Ações preferenciais (PN)


Oferecem preferência no recebimento dos resultados da companhia e também preferência no reembolso do capital em caso de liquidação da sociedade.

 

Conheça nossos Livros na Área Desenvolvimento Pessoal:

Aprenda a Investir na Bolsa de Valores
Finanças Pessoais – Como se Aposentar Jovem e Rico
Como Enriquecer sem Sacrifício

 

por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!