WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Criação de tilápias

A criação de tilápias no Brasil tem se destacado na piscicultura, seja em lagoas, açudes ou represas

 

Quanto ao início da criação, vale ressaltar que não é difícil encontrar alevinos de tilápias para comprar, uma vez que há muitos criadores espalhados pelo Brasil.

A tilápia, de carne branca e de sabor suave, adaptou-se muito bem às águas brasileiras, porém muitos se esquecem de que ela se trata de um peixe exótico.

 

Esse peixe, que tem como origem o rio Nilo, teve seu cultivo no Quênia, na década de 1920. Mas, a partir dos anos 50 ganhou força na criação comercial e perdeu apenas para a carpa como a espécie de peixe mais explorada em todo o mundo.

 

 

 

A criação de tilápias no Brasil tem se destacado na piscicultura, seja em lagoas, açudes ou represas. Isso se deve ao fato destes peixes serem fáceis de alimentar, resistentes a doenças e bons reprodutores, com tolerância a variações de temperatura e a águas com pouco oxigênio dissolvido, assim, as tilápias logo se tornam um negócio rentável.

 

 

 

Quanto ao início da criação, vale ressaltar que não é difícil encontrar alevinos de tilápias para comprar, uma vez que há muitos criadores espalhados pelo Brasil. Na hora da compra, opte por filhotes que tenham, no mínimo, 1,5 centímetros e um grama de peso.

 

 

 

Quanto ao ambiente de criação, o ideal é manter no viveiro a quantidade proporcional de um peixe por metro quadrado. No caso de mortes, compense a perda com a adição de 20% a mais. É importante corrigir o pH da água, de forma que ele se mantenha sempre em 7.

 

 

 

No que diz respeito à alimentação, as tilápias são peixes onívoros, ou seja, comem de tudo; mas têm preferência por alimentos naturais que se encontram presentes no meio aquático; lembrando que isto não elimina o uso da ração, que contribui para a aceleração do crescimento.

 

 

 

Com relação à reprodução, a partir dos quatro meses de idade as fêmeas já se mostram prontas para a reprodução. A desova ocorre mais de quatro vezes ao ano, no entanto, quando criadas em regiões mais quentes, elas desovam durante todo o ano. Os ovos seguem protegidos na boca das tilápias até o momento da eclosão, quando nascem de oitocentos a mil peixes.

 

 

 

Para maiores informações, consulte o livro Tilápia – Criação Sustentável em Tanques-Rede, elaborado pela AFE – Aprenda Fácil Editora. Neste livro, o piscicultor encontrará maiores orientações a respeito da criação de tilápias. Confira!

 

 

 

Por: Beatriz Lázia

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!