29 de junho - Dia do pescador

Mais que um hobby, uma profissão

Pescador

Enquanto algumas pessoas pescam por hobby, outras fazem dessa atividade sua profissão. A formação mínima para ser pescador não é requisitada. Geralmente, quem a exerce, o faz por livre e espontânea vontade, aperfeiçoando suas técnicas com a prática. Porém, para ser legalizada, é necessário possuir alguns documentos que podem ser solicitados nas Secretarias Especiais de Aquicultura e Pesca.

A data de hoje foi escolhida por ser, também, o dia de São Pedro, padroeiro desses profissionais quando estão em suas embarcações. Porém a profissão está um pouco ameaçada porque “o rio não está para peixe”, como estava antigamente. A crescente deterioração do meio ambiente tem dificultado a prática. Tendo em vista que muitas famílias sobrevivem disso, essa ameaça pode produzir consequências muito negativas.

Um pescador utiliza iscas, redes, varas e barcos pesqueiros para retirar das águas a sua subsistência. Pode pescar em rios ou também no mar. Além de peixes, pode pescar também moluscos, crustáceos e frutos do mar, como o camarão. Também podem, através da aquicultura, cultivar peixes para pesca ou para venda. Durante a época da reprodução, conhecida como piracema, a pesca é proibida e os pescadores legalizados recebem auxílio do governo.

Por fim, o pescador pode comercializar o seu produto em supermercados, peixarias, feiras, bares e restaurantes, podendo, também, usar como alimento na própria casa. Quando a pesca é boa, ele consegue o suficiente pra vender e levar pra casa. Quando o pescador é bom, ele compreende a natureza, prevê as condições favoráveis e determina o melhor lugar para a pesca e, além de contar suas histórias de pescador para seus filhos, transmite todo o seu conhecimento e prática a eles.

🐟 Parabéns, pescador! 🐟

Fonte: Gazeta Digital – www.gazetadigital.com.br


por Renato Rodrigues.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade