WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Sustentabilidade na criação de tilápias

Na aquicultura brasileira, a criação de tilápias tem se destacado quanto à sustentabilidade na produção

Sustentabilidade na criação de tilápias

Na aquicultura brasileira, a criação de tilápias tem se destacado quanto à sustentabilidade na produção. Com isso, os impactos negativos no meio ambiente e na biodiversidade são reduzidos, ao mesmo tempo em que se garante viabilidade econômica e técnica à produção. Entretanto, para que os aquicultores possam produzir de forma sustentável, são necessárias políticas de incentivo, que impulsionem ainda mais o setor.

Produção intensificada na aquicultura 


Segundo pesquisas, a aquicultura é o setor que mais se desenvolveu nos últimos anos. E os criadores de tilápias, que produzem de forma sustentável, têm contribuído energicamente com esse desenvolvimento. “Com o crescimento demográfico, torna-se necessário intensificar a produção de peixes para suprir a demanda do mercado”, afirma Augusto César Soares dos Santos, autor do Livro AFE Tilápia: Criação Sustentável em Tanques-Rede.

Uso responsável e equilibrado de recursos


Uma das formas mais sustentáveis de produzir peixes é o emprego do RAS, que trabalha com tanques internos. Dessa forma, os piscicultores aproveitam melhor o espaço e potencializam a produtividade com o uso responsável e equilibrado de recursos. Como resultado, o criador de peixes, principalmente de tilápias e tambaquis, alcançam alto faturamento.

Sistema de Aquicultura Recirculante


Com o RAS - Recirculating Aquaculture System (Sistema de Aquicultura Recirculante), o piscicultor é capaz de reciclar 100% de água. Na verdade, este é um sistema de produção de peixes inovador, sustentável e rentável. Além de permitir a implantação de viveiros de peixes em qualquer lugar (região urbana, rural ou costeira), o RAS reduz significativamente os impactos ambientais.

Energias renováveis na aquicultura


A implantação de sistemas de energias renováveis na aquicultura também segue os princípios da sustentabilidade. Há tanques de tilápias, onde são utilizadas bombas de água acionadas por energia eólica, ou ainda aquecimento de água proporcionado pela energia solar térmica. Além de garantir aos peixes água com boa oxigenação e temperatura, o piscicultor reduz os custos de produção e fortalece sua competitividade sem agredir a natureza.

Conheça os Livros AFE da Área Criação de Peixes.

Leia o artigo "Piscicultores brasileiros faturam alto com produção de tilápias."

Fontes: aquaculturebrasil.com; aquicultura.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!