WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Recomendações para alimentação de peixes no inverno

No inverno, o piscicultor deve recalcular o arraçoamento e suplementar a dieta dos peixes

Recomendações para alimentação de peixes no inverno

“O manejo alimentar de peixes exige uma série de medidas essenciais para não haver perdas na produtividade nem na rentabilidade da piscicultura. Com a chegada do inverno, os cuidados devem ser ainda maiores, pois os peixes têm seu metabolismo reduzido, o que impacta negativamente na alimentação e no ganho de peso dos espécimes”, ressalta Priscila Vieira Rosa Logato, especialista em nutrição de peixes e autora do Livro AFE Nutrição e Alimentação de Peixes de Água Doce.

Tudo acontece pela redução drástica da temperatura média da água dos tanques. Como resultado, os peixes passam a comer menos e têm seu desenvolvimento normal comprometido. Em casos extremos, temperaturas muito baixas causam altos índices de mortalidade de peixes por tanque. Por esses motivos, especialmente no inverno, o piscicultor deve monitorar a temperatura da água.

Com o controle da temperatura da água e o fornecimento correto de ração, a produtividade dos peixes não é afetada mesmo em épocas muito frias. Vale lembrar que o manejo nutricional dos peixes no inverno não é o mesmo realizado no verão, época em que os peixes se alimentam normalmente, com ração na quantidade de 3 a 5% da biomassa, em duas refeições diárias.

Já nos períodos frios, o arraçoamento dos peixes deve ser recalculado. No cálculo da quantia de ração, devem ser considerados o peso médio dos peixes, a biomassa (de acordo com o peso médio dos peixes e o número de peixes por tanque) e a taxa de arraçoamento (conforme o peso médio dos peixes e a temperatura da água).

Para que a chegada do inverno não cause impactos negativos na criação de peixes, siga as dicas abaixo:


->A suplementação com vitaminas (C e E) e probióticos aumenta a imunidade dos peixes no inverno. A adição desses suplementos deve ser feita diretamente na ração comercial, fornecida dias antes da chegada do frio intenso;

->O piscicultor deve fazer a despesca e o transporte de peixes antes do inverno. O principal objetivo é impedir que eles estressem. Outras práticas também devem ser evitadas para não comprometer a produtividade dos peixes;

->Para evitar perdas, o fornecimento de ração deve ser reduzido significativamente. Quando o frio for extremo, de nada adianta fornecer ração aos peixes, pois eles simplesmente deixam de se alimentar. O importante é não sobrar ração nos tanques, pois isso gera prejuízos econômicos ao piscicultor;

->Garantir aos tratadores capacitação de qualidade é fator-chave para o sucesso da piscicultura. Com o treinamento adequado, eles estarão devidamente preparados para identificar se os peixes estão consumindo (ou não) ração. Dessa forma, o piscicultor conserva as boas condições da água, pois evita excesso de ração nos tanques, o que comprometeria a qualidade da água.

Conheça os Livros AFE da Área Criação de Peixes.

Leia o artigo "Qual deve ser a composição das rações para peixes?"

Fontes: portalagropecuario.com.br; digital.agrishow.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!