A Aprenda Fácil é uma editora do Grupo CPT, referência em educação a distância no Brasil!

Quer iniciar criação de tilápias em tanques-rede? Veja como regularizar o negócio

As Instruções Normativas para Aquicultura regulam as atividades desenvolvidas pelos criadores de tilápias

Quer iniciar criação de tilápias em tanques-rede? Veja como regularizar o negócio

“Uma das espécies de peixe mais lucrativas da piscicultura nacional é a tilápia. Além de serem de fácil manejo em tanques-rede, as tilápias apresentam grande demanda no mercado, principalmente pelo preço acessível. Sem falar que a carne da tilápia é leve, nutritiva e muito saborosa”, afirma Augusto César Soares dos Santos, autor do Livro AFE Tilápia: Criação Sustentável em Tanques-Rede.

O ciclo de produção das tilápias em tanques-redes é curto e os custos de produção são relativamente baixos, o que torna o investimento em tilápias bastante promissor. A partir do primeiro ano, o piscicultor consegue uma lucratividade entre 30 e 100%, dependendo do porte da criação e da adoção de modernos sistemas de criação para produzir tilápias em alta densidade.

Entretanto, para começar a criação de tilápias em tanques-rede e evitar problemas com a regularização do negócio, é essencial conhecer as normas para registro de aquicultores, que vigoram no Brasil. Antes de iniciar uma aquicultura, é indispensável solicitar a licença ambiental, junto ao órgão ambiental competente, no estado onde o empreendedor realizará as atividades como aquicultor.

Como as leis passam por alterações, periodicamente, antes de iniciar o empreendimento, é importante que os piscicultores (criadores de tilápias) procurem informações atualizadas nos órgãos competentes do estado ou região onde será implantada a piscicultura. Algumas Instruções Normativas foram criadas para regular as atividades desenvolvidas na aquicultura (criação de moluscos, camarões e peixes).

Principais Instruções Normativas para Aquicultura


A Instr. Norm. nº 06, de 19 de maio de 2011, dispõe sobre o Registro e a Licença de Aquicultor, para o RGP - Registro Geral da Atividade Pesqueira, no Brasil. Já a Instr. Norm. n° 08, de 21 de junho de 2013, dispõe sobre as alterações, os critérios e os procedimentos para obtenção do Registro e Licença do Aquicultor. Quanto à Instr. Norm. nº 09, de 29 de junho de 2005, ela dispõe sobre preços públicos dos Serviços do MPA no âmbito da Atividade de Pesca e Aquicultura.

Solicitação do Registro de Aquicultor para Atividade Pesqueira


Desde a publicação da Instrução Normativa nº 06/2011, a regularização do aquicultor cabe ao MPA - Ministério de Pesca e Aquicultura, com a inscrição prévia no RGP - Registro Geral da Atividade Pesqueira. Dessa forma, mesmo sem apresentar licença ambiental nem pagar taxa, o criador de tilápias e demais aquicultores do país podem solicitar o Registro de Aquicultor no site do MPA.

Solicitação de Licença Ambiental e Licença de Aquicultor


Com o registro, o aquicultor pode dar entrada no órgão ambiental do estado, solicitando a Licença Ambiental da atividade, com anuência do MPA (órgão federal). Assim que obtiver a Licença Ambiental, o interessado deve requerer a Licença de Aquicultor para exercício da aquicultura. Com isso, o aquicultor (criador de tilápias em tanques-rede), pode dar início aos negócios, pois estará legalizado.

Quer ser um piscicultor bem-sucedido no mercado da aquicultura, adquira já o  Livro AFE Tilápia: Criação Sustentável em Tanques-Rede.

Conheça os Livros AFE da Área Criação de Peixes.

Leia o artigo "Qual deve ser a composição das rações para peixes?"

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Tilápia - Criação Sustentável em Tanques-Rede

Livro

Tilápia - Criação Sustentável em Tanques-Rede

R$ 98,00 à vista ou em até 12x de R$ 8,17 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Gerson nunes alves

21 de set de 2020

adorei a materia ja estou no rio a muito tempo e tenho um pouco de conhecimento do rio onde estou. pesquizei bastante sobre criacao de tilapia em tanques rede e estou indo atras de conseguir uma legalizaçao para eu poder começar. sempre tive vontade agora consegui um pouco de estrutura e estou indo atras. parabens pela materia.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

22 de set de 2020

Olá, Gerson 

Como vai?

 

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber artigo contribuiu para que você aprimorasse seus conhecimentos!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que disponibilizamos na área e que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Erika

entário em nosso site.

Ficamos felizes em saber artigo contribuiu para que você aprimorasse seus conhecimentos!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que disponibilizamos na área e que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Erika

Ronaldo Luiz Alves Lemes

4 de nov de 2019

Vou criar lambari no lago de firmas município de BURITI Alegre Go . Região de corumbazul.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

6 de nov de 2019

Olá,Ronaldo 

Como vai?

Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

O CPT disponibiliza cursos que irão auxiliar você.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Erika Lopes

 

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade