WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Qual deve ser a composição das rações para peixes?

É importante conhecer a ração que é oferecida aos peixes para garantir um desenvolvimento saudável deles

Ração para peixes

A etapa principal da criação de peixes é a alimentação. No alimento que recebem devem estar contidos todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável e expressivo dos peixes. Há no mercado uma gama enorme de alimentos disponíveis para serem oferecidos, que contém alguns nutrientes e componentes que não se sabe qual a função direta deles no desenvolvimento dos peixes.

Dada a necessidade de cada espécie, os alimentos devem estar compostos equilibradamente de nutrientes, vitaminas, minerais, oligo-elementos e fibras alimentares, todos de igual importância para eles. Descrevemos a seguir alguns dos principais elementos e quais os efeitos causam nos peixes:


Fibras alimentares


São responsáveis pela regulagem do intestino dos peixes, evitando a paralisia. Essa paralisia ocorre quando há oferta em demasia de alimentos pobres em fibras alimentares, como coração de boi.


Hidratos de carbono e gorduras


Dão energia aos peixes. Porém, em excesso, a gordura pode causar lesões nos órgãos do peixe por se depositarem neles. Os dois devem estar sempre em equilíbrio para garantir a absorção e digestão adequada pelo organismo dos peixes.


Proteínas


Promovem o crescimento muscular e também são energéticos. No processo de digestão dos peixes, as cadeias de aminoácidos são quebradas e transformadas em aminoácidos isolados que são novamente ligados pelo organismo dos peixes.


Minerais


Funcionam como formadores do esqueleto dos peixes, como é o caso do cálcio.


Oligo-elementos


São necessários em pequenas quantidades, porém, são essenciais para o funcionamento das enzimas, que são consideradas “ferramentas” do organismo.


Vitaminas


Podem estar dispostas em complexos vitamínicos, que devem ser muito bem pensados. Todas são essenciais e a falta de alguma delas pode causar danos à saúde dos peixes. A vitamina A, por exemplo, trabalha na visão. Além dela, a B1, B2, B5, B6, B12, C, D3, E, H, K e Colina também trabalham no bom funcionamento e desenvolvimento do organismo dos peixes.



Conheça nosso Livro Nutrição e Alimentação de Peixes de Água Doce, da Área Criação de Peixes.


Fonte: Meu Aquario – meuaquario.blog.br


por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!