WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Noções sobre criação de camarões marinhos em cativeiro

A supervisão do cultivo de camarões marinhos deve ser contínua e se estender até o fim do ciclo

Noções sobre criação de camarões marinhos em cativeiro

“A criação de camarões marinhos em cativeiro tem aumentado nos últimos anos no Brasil. Isso ocorre para atender à crescente demanda do mercado nacional e mundial. Dentre as várias espécies existentes, o camarão branco do Pacífico se destaca, por ser uma espécie relativamente rústica e por apresentar excelentes índices zootécnicos”, afirmam Roberto Carlos Barbieri Júnior e Antonio Ostrensky Neto, autores do Livro AFE Camarões Marinhos - Engorda.

Atualmente, a produção de camarões marinhos chegou à escala industrial, principalmente nos estados litorâneos do Sul e do Norte do país. Conhecimentos técnicos e ambientais de cultivo, praticados pelos carcinicultores brasileiros, levaram o Brasil ao ranking mundial de produção de camarões. Mas quem pretende investir nesse ramo promissor e rentável tem de saber algumas noções sobre criação de camarões marinhos em cativeiro. Vejamos duas principais:

Supervisão do cultivo


A supervisão do cultivo de camarões marinhos deve ser contínua e se estender até o fim do ciclo. Entretanto, durante as fases de engorda, principalmente as de nível avançado, o acompanhamento deve ser mais criterioso. Três vezes por dia, devem ser monitorados temperatura, pH, oxigênio e salinidade da água dos tanques onde são criados os camarões. Já a transparência da água deve ser supervisionada uma vez por dia.

Além disso, devem ser realizadas biometrias semanais para avaliar as condições de saúde, desenvolvimento e sobrevivência da população de camarões marinhos. A captura dos espécimes deve ser feita com o auxílio de uma rede de tarrafa. São vários os objetivos dessa prática: pesar os crustáceos; analisar a cor e o odor dos camarões; inspecionar a ocorrência de muda e a presença de doenças e necroses. Tudo deve ser anotado detalhadamente pelo carcinicultor.

Beneficiamento dos camarões


Os camarões marinhos devem ser submetidos à lavagem, seleção e classificação de tamanhos. Em seguida, eles devem passar por pesagem antes de serem embalados em caixas de papelão revestidas de filme plástico. Por fim, as caixas rotuladas seguem para congelamento (armários de placa ou túneis de congelamento) em temperatura de -30°C. O beneficiamento dos camarões é uma exigência, que envolve tanto os camarões despescados como os camarões in natura.

São duas as formas de beneficiamento: primário e integral. O beneficiamento primário ocorre na despesca dos camarões – da limpeza ao acondicionamento dos crustáceos nas caixas isotérmicas. Já o integral é realizado em camarões comercializados para o mercado externo. Nesse caso, o processo deve ser feito em uma unidade credenciada pelo Mapa, submetida a controle de qualidade para análise de riscos e pontos críticos.

Conheça os Livros AFE da Área Criação de Peixes.

Leia o artigo "Criação de camarões marinhos: a fase da desova".

Fonte: panoramadaaquicultura.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!