WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Iniciando a criação: tilápias em tanques-rede

A espécie domina a piscicultura no país

Tanques-rede

A tilápia, apesar de ser um peixe exótico, se tornou comum em nosso país pela boa adaptabilidade às águas brasileiras. Essa espécie é uma das mais procuradas para a criação com fins comerciais, pela sua carne de alta qualidade. Prova disso é que a espécie representa mais da metade de toda a produção anual da piscicultura no Brasil.

O autor do Livro AFE Tilápia: Criação Sustentável em Tanques-rede, Augusto César Soares dos Santos, ainda destaca que a espécie possui fácil maneja durante a criação e na etapa de despesca, se tornando uma excelente opção para quem deseja entrar na piscicultura.

As tilápias apresentam várias vantagens, além das mencionadas. Criadas sozinhas em tanques, sejam de terra ou tanques-rede, alcançam índices altos de produtividade, podendo chegar a 5 toneladas por hectare por ano. Ainda, suportam grandes variações de temperatura da água e conseguem sobreviver mesmo com pouco oxigênio dissolvido nela.

Confira algumas informações básicas para quem deseja iniciar a criação de tilápias:

Início

Em primeiro lugar, será preciso encontrar alevinos. Essa tarefa é fácil, pois existem vários criadores espalhados no país. Prefira filhotes que tenham 1,5cm ou mais, e, no mínimo, 1g de peso.

Ambiente

No lugar onde elas forem ser criadas, mantenha a proporção de 1 peixe para cada metro quadrado. Para compensar as possíveis mortes, adicione 20% a mais da quantidade desejada. A água precisa de pH em 7, sendo necessário corrigi-lo caso esteja em valor diferente. Também, use calcário dolomítico, iniciando a adubação com compostos orgânicos após uma semana. Verifique a transparência da água, que precisa apresentar por profundidade de 60 cm.

Estrutura

As tilápias podem ser criadas em tanques, que podem ser escavados ou tanques-rede. A segunda opção pode ser colocada em lagos, rios e açudes, enquanto a primeira pode ser de alvenaria, fibra ou chapa galvanizada.

Alimentação

A tilápia é um peixe onívoro, isto é, come “de tudo”. Apesar de gostar de alimentos que já estão no meio aquático, também aceitam rações, que aceleram o crescimento.

Reprodução

A fêmea atinge a idade ideal para reprodução aos 4 meses de idade. Desova mais de quatro vezes ao ano. Porém, quando são criadas em regiões mais quentes, desovam o ano inteiro. Seus ovos ficam protegidos em suas bocas, até que eclodam, nascendo de 800 a 1000 peixes.

Água

É preciso apresentar fluxo constante de entrada de água no tanque, para que a produção renda mais e não o nível de oxigênio dissolvido não seja dissolvido. Isso também evita acumular detritos e ocorrência de doenças.



Conheça nossos Livros da Área Piscicultura:

Tilápia: Criação Sustentável em Tanques-rede
Nutrição e Alimentação de Peixes de Água Doce

Fonte: João Mathias para Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!