WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

4 regimes de produção para engorda de camarões marinhos

A fase de engorda de camarões marinhos pode se estender, por até seis meses, de acordo com o regime de produção

4 regimes de produção para engorda de camarões marinhos

“A criação de camarões marinhos para engorda tem se expandido nos últimos anos, em um processo dinâmico e rápido, devido ao clima favorável do Brasil, além do domínio de novas tecnologias de produção, que colocam o país como o principal produtor de camarões das Américas”, afirmam Antonio Ostrensky Neto e Roberto Carlos Barbieri Júnior, autores do Livro AFE Camarões Marinhos - Engorda.

A fase de engorda de camarões marinhos pode se estender por até seis meses. Tudo depende do regime de produção: extensivo, semi-intensivo, intensivo ou superintensivo. Enquanto o regime de produção extensivo apresenta baixa densidade de estocagem, o semi-intensivo possui média densidade. Já o intensivo e superintensivo adotam alta densidade de estocagem. Vejamos abaixo com mais detalhes:

Regime extensivo


No regime de produção extensivo de camarões marinhos, os viveiros podem ocupar pequenas áreas ou vários hectares. Neles, são criados camarões provenientes dos movimentos das marés, capturados na natureza, ou originados de laboratórios de larvicultura (pós-larvas). Em geral, a densidade de estocagem alcança até 25 mil camarões por hectare, com água renovada diariamente a uma taxa de 10%.

Os viveiros devem ser fertilizados com adubos orgânicos ou inorgânicos para o desenvolvimento de organismos, que servem de alimentos para os camarões marinhos. Nesse regime, os custos operacionais são relativamente baixos, assim como é baixa a produtividade, que pode chegar a 500 kg de camarões por hectare (ano).

Regime semi-intensivo


No regime de produção semi-intensivo de camarões marinhos, os viveiros são posicionados acima da linha da maré alta. Seus tamanhos podem variar de 5 a 25 hectares, com uma taxa de renovação de água diária de 20%. Neles, são criados até 200 mil camarões por hectare, o que torna necessário o fornecimento de rações específicas devido ao aumento da densidade de estocagem.

Normalmente, a captura dos camarões é realizada, por redes, no momento da drenagem dos viveiros. Quando é realizado um bom manejo de engorda, a produtividade pode alcançar até 5.000 kg de camarões por hectare (ano).

Regime intensivo


No regime de produção intensivo de camarões marinhos, os viveiros ocupam de 0.1 a 5 hectares, onde são criados mais de 200 mil juvenis por hectare (densidade de estocagem elevada). Esse regime exige um manejo mais trabalhoso, onde a alimentação dos camarões é realizada de forma intensiva. Além disso, devem ser feitas a aeração e a renovação diária da água em uma taxa superior a 30%.

Quando a despesca e limpeza do fundo dos viveiros são devidamente realizadas, é possível produzir camarões marinhos o ano todo nesse sistema. Dessa forma, a produtividade pode chegar a 10.000 kg de camarões por hectare (ano).

Regime superintensivo


No Brasil, o regime de produção superintensivo de camarões marinhos ainda se encontra em fase experimental. As novas tecnologias desenvolvidas no exterior têm permitido uma produtividade de 100.000 kg de camarões por hectare (ano) nesse sistema. Entretanto, como a densidade de estocagem é muito elevada, podem surgir doenças viróticas nos viveiros, o que exige um manejo ainda mais criterioso, além de maior investimento.

Conheça os Livros AFE da Área Criação de Peixes:

Camarões Marinhos - Engorda

Camarões Marinhos Reprodução, Maturação e Larvicultura

Tilápia - Criação Sustentável em Tanques-Rede

Fonte: Panorama da Aquicultura

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!