WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

3 erros mais comuns no casqueamento de cavalos

Casquear significa aparar os cascos do cavalo, com base em parâmetros adequados e técnicas corretas, para não haver erros

3 erros mais comuns no casqueamento de cavalos

Casquear significa aparar os cascos do cavalo, com base em parâmetros adequados e técnicas corretas, para não haver erros. Primeiramente, avalia-se a situação do casco (visto de cima, de frente e de trás). Depois, retira-se a ferradura para avaliar a superfície plantar do casco. Em seguida, remove-se a sujeira aderida na sola, na ranilha e nos sulcos”, explica o professor Adalton P. de Toledo, autor do Livro AFE Cavalos - Como Corrigir Aprumos, Ferrar e Cuidar dos Cascos.

Casqueamento de manutenção, ortopédico e corretivo


O procedimento protege os cascos do equino e corrige os aprumos. Como o casco cresce cerca de 8,5 milímetros em 30 dias, o casqueamento deve ser feito mensalmente. Este é o casqueamento de manutenção, com fins de aparar o excesso do casco em crescimento, garantir o seu equilíbrio de sustentação e manter o seu formato anatômico. Já o casqueamento ortopédico trata fissuras no casco e o corretivo alinha desvios de direcionamento.

Casqueamento correto = cavalo bem balanceado


A solidez aparente dos cascos nos dá a impressão de que eles são resistentes a tudo. Entretanto, esta é uma ideia equivocada, pois os cascos podem apresentar inúmeros problemas, que impactam diretamente no desempenho e na saúde dos equinos. Com o casqueamento correto, o peso do equídeo é distribuído nos cascos, equilibradamente, para melhor absorção dos impactos. Isso significa que o animal está bem balanceado.

Casqueamento incorreto = queda na performance do equino


Segundo pesquisa realizada na Universidade de Cornell (USA), em corridas, os cascos do cavalo alcançam velocidade acima de 90 km/hora. Dependendo do peso do equino, o impacto do casco com o chão pode chegar a uma tonelada por centímetro quadrado. Por isso, erros no casqueamento podem comprometer a performance do equino de competições, bem como causar lesões e reduzir a vida útil do animal.

Importância da qualificação profissional


Estas são algumas das razões para casqueadores norte-americanos e ingleses frequentarem o ensino superior, por quatro anos, até que se tornem especialistas em casqueamento de equídeos. Já para a qualificação profissional dos casqueadores brasileiros, há cursos e livros direcionados à área. Mesmo porque, sem conhecimento especializado, não se pode casquear cavalos. Mas, infelizmente, leigos insistem em realizar o procedimento e cometem sérios erros.

3 erros mais comuns no casqueamento de cavalos:


1. Casqueadores sem o domínio da anatomia de equinos, mais especificamente quanto à estrutura do casco, erram ao remover as barras (extensão da muralha). Estas garantem sustentação e direcionam o peso do equino para a periferia do casco. Este escoramento impede que bulbos e talões se tornem estreitos;

2. Profissionais sem capacitação de qualidade não consideram a angulação, entre o casco e o sistema digital, nem a comparam com a condição anatômica perfeita do cavalo (indicada pelo ângulo da escápula). Com isso, a concavidade da sola é comprometida. Ela se torna grossa, plana, pouco flexível e incapaz de absorver choques;

3. Por fim, outro erro é a retirada excessiva da sola devido à limpeza exagerada dessa região. Com isso, caso o cavalo apresente problemas de conformação do casco, ou este tenha espessura particularmente fina, causará manqueira no animal. Tudo pelo casqueamento mal feito por falta de conhecimento por parte do casqueador.

Conheça os Livros AFE da Área Equinos.

Leia o artigo "Saiba o que fazer (ou não) na doma de cavalos."

Fonte: clubeequestre.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!