WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Usando a cerca elétrica em pastejo rotacionado

Confira algumas informações e dicas que serão úteis para o uso de cercas eletrificadas

Gado na cerca

Com o crescimento do número de pecuaristas que produzem leite a pasto, há também a necessidade de se esclarecer os procedimentos de instalação e uso de cercas eletrificadas, dado que, somente com a divisão da pastagem em piquetes é possível manejar racionalmente as forragens, de forma prática e econômica.

Os autores do Livro AFE Cerca Elétrica – Equipamentos, Instalação e Manejo, Nelson Fernandes Maciel e José Demerval Saraiva Lopes, afirmam que antes e após a instalação é preciso estar atento ao uso das cercas eletrificadas, usando-a de forma produtiva e sem prejudicar os animais.

As tradicionais cercas de madeira e arame têm como função oferecer uma barreira física aos animais, ao passo que as elétricas, com o choque, fazem com que a barreira seja memorizada pelos animais ao se lembrarem da dor provocada pelo choque.

Ao ter contato com elas, o animal completa um ciclo elétrico, que é formado pela cerca, a terra e o animal. A eletricidade percorre o seu corpo e ele recebe a descarga elétrica. Por conta disso, é preciso dar atenção a plantas que possam estar em contato com as cercas, uma vez que, nessas condições, a eficiência da cerca será menor, principalmente se ela for de baixa potência. Recomenda-se usar cercas com alta potência, que serão capazes de anular o efeito desses pequenos circuitos com a vegetação.

Os aparelhos eletrificadores apresentam alcance variado, de acordo com os fabricantes. Ainda que seja óbvio que eles não consigam atingir grandes distâncias, é preciso basear-se no raio de alcance deles. A título de exemplificação, aparelhos que tenham 30km de alcance, têm um raio de ação de 2 a 3km. Nesse raio será possível utilizar os 30km indicados pelo fabricante.

Recomenda-se que se use apenas aparelhos que cumpram os requisitos internacionais de segurança, para que não ofereçam risco aos animais ou aos homens. Essas são algumas dicas e regras de segurança para o uso dos aparelhos eletrificadores:


- O aparelho não deve emitir mais de 70 pulsos por minuto;

- Aparelhos que utilizem corrente de rede devem ser instalados em locais abrigados de chuva e longe do alcance de materiais inflamáveis, crianças e/ou animais;

- Nunca eletrificar cerca com mais de um aparelho simultaneamente;

- Manter separadas, de pelo menos 2 metros, linhas eletrificadas por aparelhos distintos;

- Não utilizar arame farpado; 

- Não utilizar postes de luz e/ou telefone para condução de fios eletrificados; 

- Caso a cerca elétrica seja instalada debaixo de uma linha de alta, média ou baixa tensão, a mesma não deve exceder 2 metros de altura;

- Não se deve realizar o aterramento da cerca próximo a outro aterramento qualquer (transformadores, motores, por exemplo).


Por fim, recomenda-se, também, estar atento para o tempo por que se deseja utilizar as cercas elétricas, bem como o nível de segurança que se pretende oferecer. A qualidade do material está diretamente relacionada com o tempo em que a cerca durará, o que significa que é possível utilizar cercas com qualidade inferior se o uso será em caráter provisório, o que proporciona economia ao produtor. Para certificar-se quanto à segurança delas, é preciso avaliar o risco que podem causar a outros possíveis animais, como é o caso de bezerros.


Conheça nossos Livros da Construções Rurais e Ambiente Animal:

Cercas Elétricas – Equipamentos, Instalação e Manejo
Pequenas Barragens de Terra
Maior Produção com Melhor Ambiente para Aves, Suínos e Bovinos

Fonte: Milk Point – milkpoint.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!