WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Pequenas barragens de terra: informações técnicas

A construção de pequenas barragens de terra deve ser feita de forma correta e segura para que a estrutura não seja rompida

Barragem de terra - imagem ilustrativa

Francisca Zenaide e Demerval Lopes, autores do Livro AFE Pequenas Barragens de Terra – Planejamento, Dimensionamento e Construção, destacam que proprietários, administradores e servidores das propriedades rurais sabem dos benefícios que podem ser obtidos com a construção de uma barragem de terra.

Entretanto, para que ela seja realmente eficiente e segura, é necessário que os administradores rurais saibam que a sua construção não se refere apenas a um amontoado de terra, ou seja, uma pequena barragem de terra é uma construção planejada pautada em conhecimentos técnicos e aspectos legais.

Logo, quaisquer conhecimentos sobre esse tipo de construção tornam-se essenciais. No geral, as barragens de terra vêm sendo utilizadas com a finalidade de reter e de desviar água. Tecnicamente, é uma estrutura compacta e que deve resistir ao deslizamento e tombamento, logo, têm a função de serem seguras.

Vantagens e desvantagens da construção de pequenas barragens de terra

Vários aspectos são favoráveis à construção de uma pequena barragem de terra em uma propriedade rural. Dentre eles, vale destacar a possibilidade da utilização de materiais naturais locais, a simplicidade dos projetos, requisitos para a fundação menos exigentes que os de outras barragens e a resistência ao assentamento a movimentos.

Contudo, em relação às desvantagens, é necessário pontuar que ela é mais fácil de ser danificada ou destruída pela corrente de água que passa por ela ou que bate nela, a integridade estrutural fraca se não compactada adequadamente durante a construção e o fato de requererem manutenção contínua.

- Barragens de aterro homogêneo

As barragens de aterro homogêneo são o tipo de barragem mais antigo. É fundamental que elas possuam taludes/vertentes relativamente planos para evitar uma possível instabilidade. A água contida por essa barragem não pode descer ou subir muito rápido, sobretudo se o material do aterro for impermeável. Isso se justifica pelo fato de que, quando a água desce rapidamente, a face de montante pode sofrer um abate. Ainda, se a parede secar, quando a água subir rapidamente nessa barragem, ela pode provocar uma erosão da estrutura, com rachaduras e fissuras. E esses danos na barragem podem, também, acabar provocando o rompimento dela.

- Barragens zonadas

Em comparação ao tipo anterior, é uma opção mais vantajosa, inclusive se a barragem for maior. Nas barragens zonadas, o problema de infiltração é diminuído, apesar de os custos de construção serem mais elevados. Utiliza-se materiais impermeáveis na construção delas, que inclusive podem ser artificiais.

- Trincheira de vedação

As trincheiras de vedação são construídas na fundação das barragens, em benefício e elas, sejam zonadas ou homogêneas. Essas estruturas reduzem a percolação e melhoram a estabilidade da estrutura. O material das trincheiras de vedação deve ser colocado em camadas e cada camada deve ser bem compactada à mão, com maquinário ou com uma combinação deles.

Marcação do local de construção da barragem

É imprescindível que se faça a marcação antes do início da construção para evitar limpezas desnecessárias do solo, perda de estacas e de marcos de referência. As estacas servem para estabelecer o eixo da barragem e devem ser adicionadas estacas de referência extras caso se percam as estacas originais.

Em relação aos marcos de referência, caso os originais não sejam satisfatórios, para garantir a construção correta da barragem, será preciso estabelecer outros em um local permanente e que esteja a uma distância de fácil referência.

 


Conheça nossos Livros da Área Construções Rurais e Ambiente Animal:

Pequenas Barragens de Terra – Planejamento, Dimensionamento e Construção
Cerca Elétrica – Equipamentos, Instalação e Manejo
Maior Produção com Melhor Ambiente para Aves, Suíno e Bovinos

Fonte: A AGRICULTURA, Organização das Nações Unidas Para A Alimentação e. Manual sobre pequenas barragens de terra. Roma: FAO, 2011. Disponível em: http://www.fao.org/3/ba0081p/ba0081p.pdf.
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!