WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Cercas eletrificadas e suas vantagens

Com a função de proteger, as cercas elétricas são grandes aliadas na segurança em propriedades

Gado e cerca eletrificada

Em qualquer propriedade que possua cercas eletrificadas instaladas, uma possível invasão é bastante dificultada e até evitada. Além disso, por não possuir energia suficiente, seu choque é apenas inibitivo, não sendo nocivo ao ser humano. Caso os fios da cerca sejam cortados, um alarme é disparado.

Segundo Nelson Fernandes Maciel e José Demerval Saraiva Lopes, autores do Livro Cerca Elétrica - Equipamentos, Instalação e Manejo, da Aprenda Fácil Editora, a cerca elétrica tem muitas vantagens para os produtores rurais, como a proteção das propriedades contra invasões de pessoas e até de animais.

O objetivo das cercas eletrificadas é proteger as propriedades de possíveis invasões sem causar a morte dos invasores. Quando instalada por uma empresa idônea e seguindo as orientações do fabricante, o pulso elétrico emitido não é capaz de levar ninguém à morte, embora seja desagradável. O choque provocado por essas cercas é chamado de “choque moral”, pois possui baixa amperagem e alta voltagem, não queimando ou deixando marcas.

A cerca elétrica é atrativa porque possui baixo consumo de energia e maior resistência ao tempo, sendo confiável e proporcionando um bom custo-benefício para os produtores rurais.

Tipos de cercas eletrificadas


Há dois tipos de cercas eletrificadas no mercado: a monitorada e a não-monitorada. O primeiro modelo proporciona sua integração com uma central de alarme, que poderá se conectar com uma empresa de segurança eletrônica. Além disso, pode acionar alarmes e disparar luzes. A cerca não monitorada, por sua vez, não pode ser conectada à uma central de alarme ou empresa de segurança.

Algumas especificações, recomendações e informações adicionais


As cercas elétricas devem ser instaladas em muros com mais de 2,50 metros e com placas sinalizadoras. A instalação deve ocorrer de forma perpendicular ou voltada para o interior da propriedade a ser protegida.

As cercas eletrificadas devem ser desligadas antes de regar plantas próximas, fazer podas de árvores e/ou manutenção do equipamento ou do muro. Não pode haver vegetação tocando a cerca. Além disso, não se deve colocar a cerca dentro dos limites de propriedade vizinha ou da rua.

Antes de instalar uma cerca elétrica, é importante consultar a legislação municipal a respeito. A cerca elétrica não pode oferecer risco à integridade física dos usuários ou de possíveis invasores.

Qualquer pessoa que receba um choque pode entrar com uma ação judicial contra o dono do imóvel onde a cerca está instalada, por isso é importante atentar-se para a sinalização à respeito da cerca e suas consequências, além de informar todos os moradores e funcionários dos arredores sobre a instalação, finalidade e periculosidade.

É importante utilizar sempre a assistência técnica autorizada para lidar com a cerca elétrica.

Não existe, no Brasil, legislação que regularmente a instalação de cercas eletrificadas em perímetro urbano.


Confira nossos livros da Área Construções Rurais e Ambiente Animal:


Cerca Elétrica - Equipamentos, Instalação e Manejo
Comportamento e Bem-estar Animal - A Importância do Manejo Adequado para os Animais de Produção
Pequenas Barragens de Terra


Fonte: Dr. Segurança – doutorseguranca.com.br
por Renato Rodrigues 

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!