WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

4 boas práticas para o bem-estar animal

O bem-estar animal apresenta relação direta com a performance produtiva do animal, o que aumenta a lucratividade do negócio

4 boas práticas para o bem-estar animal

“O bem-estar animal concerne às condições de qualidade de vida às quais é submetido na granja, na fazenda pecuária e no haras. Sua relação direta com a performance produtiva do animal chama a atenção de especialistas e produtores quanto aos princípios de criação humanizada”, explica Sebastião Silva, Mestre em Zootecnia e autor do Livro AFE Comportamento e Bem-estar de Animais - A Importância do Manejo Adequado para os Animais de Produção.

A criação humanizada de animais deve ser fundamentada no comportamento e metabolismo da espécie, nas boas práticas de manejo nutricional e sanitário, nas instalações projetadas conforme recomendações de especialistas, entre outros aspectos de suma importância, para que os animais possam externar seu comportamento natural, livres de desconforto, estresse, dor, maus tratos, fome e sede.

Para adequar a propriedade ao manejo humanizado, o investimento em tecnologia é relativamente alto. Entretanto, os resultados da manutenção do bem-estar animal mostram-se, cada vez melhores, ao longo dos meses. Consequentemente, a produtividade dos animais aumenta, de forma significativa, assim como a lucratividade do negócio. Mas como proceder a melhorias na propriedade?

1. Com capacitação da equipe


Se a equipe não estiver bem-capacitada, poderão ocorrer sérios problemas no manejo dos animais. Sendo assim, o produtor deve investir na qualificação profissional de seus funcionários, ou contratar profissionais já qualificados. Manejar animais é tarefa complexa, que requer conhecimentos e habilidades técnicas, para tomadas de decisão mais assertivas, diante das mais diversas situações.

2. Com instalações adequadas


O alojamento deve apresentar temperatura, ventilação e umidade adequadas, que garantam conforto e bem-estar aos animais. O metro quadrado por animal deve respeitar o porte e o comportamento natural da espécie, sem comprometer o descanso nem a locomoção. Comedouros e bebedouros devem ser distribuídos, em quantidade suficiente, com tamanhos ajustados às necessidades do plantel. Os pisos devem apresentar cobertura, que proteja as patas dos animais de traumas e infecções.

3. Com bom manejo nutricional


Animais bem nutridos apresentam excelente performance produtiva e reprodutiva. Quando o produtor lhes fornece uma dieta balanceada, constituída de nutrientes essenciais à manutenção da boa saúde dos animais, os resultados são surpreendentes. As rações devem ser de qualidade, adquiridas de fornecedores reconhecidos no mercado. Isso melhora a digestibilidade e o consequente aumento da eficiência alimentar dos animais.

4. Com bom manejo sanitário


Além do bom manejo alimentar, o produtor deve garantir ao plantel manejo sanitário eficiente. De nada adianta animais bem nutridos se estiverem vulneráveis a doenças graves. Sendo assim, a vacinação deve estar em dia para que todos permaneçam imunizados. É importante contar com o suporte de um médico veterinário de confiança caso algum animal apresente sinais de doença. Se afirmativo, este deve ser isolado dos demais para o devido tratamento. As instalações devem ser continuamente limpas e desinfetadas para evitar agentes contaminantes.

Conheça os Livros AFE da Área Construções Rurais e Ambiente animal.

Leia o artigo "Animais de produção: bem-estar exige criação humanizada."

Fonte: nutricaoesaudeanimal.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!