Escolha o melhor terreno para construir seu imóvel

O primeiro passo para construir um imóvel é encontrar o terreno mais adequado às suas necessidades

Construção civil

“Toda família busca, como aquisição básica e primordial, um lar próprio, ou seja, uma habitação onde passará os melhores momentos de suas vidas. Assim, a construção de uma residência é, na verdade, a construção de um sonho […]”, anunciam Caetano Avelar Cobucci Junior e Adonai Gomes Fineza, autores do Livro Construção de Obras Residenciais Econômicas, da Aprenda Fácil Editora.

Porém, como na realização de qualquer sonho, é necessário dar o primeiro passo. E, ao pensar em construir seu próprio lar, o primeiro passo é a escolha do terreno. Escolher um terreno adequado para iniciar uma construção que mais se adapte aos seus anseios e necessidades vai muito além de encontrar um que caiba no seu orçamento e esteja à venda. Sem sabermos as características do terreno é quase impossível se executar um bom projeto.

Te apresentamos alguns aspectos a serem observados na hora de adquirir um terreno que te ajudarão na escolha do melhor lote para, literalmente, concretizar o seu sonho!

- Topografia
É crucial verificar antes da compra se a topografia do terreno é adequada à implantação da obra. O estudo do tipo de terreno, se é plano, inclinado para a rua ou inclinado para o fundo é imprescindível na elaboração do projeto. Um terreno muito inclinado demandará obras de aterro ou planificação, o que acarretará aumento significativo no custo total, haja vista que esses procedimentos são onerosos.

- Tipo de solo
Ao avaliar o terreno, deve-se levar em conta o tipo do solo, a fim de constatar se será necessária uma fundação mais simples e mais barata ou se precisará gastar mais com essa etapa. Recomenda-se, aqui, contratar uma sondagem, que verificará o terreno e determinará a fundação adequada. Também é válido investigar se o terreno é seco ou se é alagado, tendo em conta que o segundo, geralmente próximo a rios ou cursos d’água, aumentará os custos da fundação. Verifique também se a área está sujeita à erosão para que você possa construir com segurança.

- Iluminação e ventilação
Outro ponto que, muitas vezes, é inobservado, é a posição em relação ao nascer e pôr do sol. Comumente, as pessoas preferem deixar quartos voltados para o nascer do sol. Também é útil checar se as casas e prédios vizinhos não “roubarão” todo o sol, pois isso pode deixar o ambiente mais frio.

- Localização e vizinhança
Todo mundo costuma se preocupar com a facilidade de acesso a estabelecimentos comerciais ou hospitais, por exemplo, em relação à localização. É ideal construir numa área que seja geograficamente favorável ao acesso a esses lugares. Porém, é ideal também considerar a vizinhança. É inútil construir uma casa perto de casas de show, pavilhões de eventos e praças públicas que costumam receber movimentos e eventos continuamente se você quer um ambiente tranquilo na hora de dormir.

- Tamanho
Essa dica pode parecer óbvia, mas ao observar o tamanho do terreno a ser comprado, é preciso pensar também nos recuos, que são obrigatórios. Em outras palavras, de acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo de cada município, você não poderá usar toda a largura do terreno com o seu construto. Se você compra um terreno estreito, estará fadado a elaborar um projeto mais afivelado, dado que não poderá ocupar toda a largura dele.

- Zoneamento
Basicamente o zoneamento consiste na permissibilidade do tipo de construção. Em cada zona, é permitido construir apenas casa, prédios, comércios ou indústrias, salvo as zonas mistas. Essa medida também define o número de andares permitidos para construção. Você pode procurar na prefeitura da cidade uma ficha de informação sobre o zoneamento ou junto a um corretor de imóveis. Caso o loteamento esteja em um condomínio, cheque as informações junto ao condomínio.

- Mata nativa
Se o terreno possui vegetação, é oportuno indagar na Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura se se trata de mata protegida por lei ou não, antes de sair retirando-a. Caso seja protegida, você poderá conseguir uma licença para removê-la ou poderá pensar em um projeto que acomode a vegetação no seu ambiente doméstico.

- Infraestrutura
Além da proximidade a estabelecimentos fundamentais como comércios e hospitais já mencionada, é conveniente também certificar-se que o local do terreno dispõe de infraestrutura básica, como redes de esgoto e se as concessionárias de água e luz, por exemplo, chegam corretamente à sua propriedade.

- Documentação e legalidade
Já ao final, é pertinente averiguar se não há problema com a documentação do imóvel. No cartório onde foi registrado você pode conferir a certidão de propriedade do terreno atualizada, na qual constará qualquer situação irregular. Também é importante apurar se o proprietário não possui ações contra ele que envolvam o tereno almejado. Caso a compra seja de pessoa jurídica, confirme junto ao INSS a Certidão Negativa de Débitos. Para atestar legalidade, também é interessante pedir o carnê de IPTU que dará as metragens e valor venal da propriedade, bem como uma Certidão Negativa de Débitos Municipais que explicitará se o terreno apresenta ou não débito com o município.

- Condição financeira e bem-estar
Por último, cabe olhar pra dentro e pensar em si mesmo. Faça uma reflexão sobre o que é essencial pra você. Reflita se é melhor economizar na obra ou no terreno, de acordo com o dinheiro que você dispõe para a construção, se é mais útil uma casa grande ou uma casa mais aconchegante, se você gosta de morar em áreas mais agitadas ou mais sossegadas e, com a ajuda das nossas dicas, decida qual o terreno será melhor para tornar o seu sonho realidade.

Conheça nosso Livro na Área de Construção Civil:
Construção de Obras Residenciais Econômicas – Manual de Boas Práticas.

Fonte: 100 pepinos – www.100pepinos.com.br


por Renato Rodrigues.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade