WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Como escolher o melhor terreno para construir minha casa?

Além da localização, as características do terreno e a infraestrutura aos arredores dele também devem ser levadas em conta na hora da escolha

Projeto de uma casa - imagem ilustrativa

Caetano Avela, um dos autores do Livro AFE Construção de Obras Residenciais Econômicas – Manual de Boas Práticas, afirma que o processo de construção de uma residência, que vai desde a aquisição do terreno até a entrega das chaves aos moradores, pode ser econômico sem deixar de lado a qualidade.

Isso só é possível quando todo o projeto é muito bem pensado. A escolha do terreno é um dos primeiros passos e, ainda que pareça apenas uma decisão não tão importante, ela tem papel fundamental nas próximas etapas. Por conta disso, é necessário saber como escolher o terreno correto, afinal, a economia da obra pode começar a partir disso.

A seguir, apresentamos algumas informações que serão úteis para lhe ajudar a escolher o melhor terreno para construir a sua casa:

Topografia

Entende-se por topografia a descrição do terreno, com todos os detalhes que ele venha a possuir. Nesse contexto, ele pode se apresentar de três formas: ser plano; em aclive, quando ele sobe em direção ao fundo; ou em declive, quando desde em direção ao fundo. Terrenos que se classificam como uma dessas duas últimas opções são, geralmente, mais baratos. Entretanto, o projeto de sua casa deve ser bem pensado para considerar esses “defeitos” e para que eles sejam consertados na obra, com a construção de degraus, por exemplo.

Solo

O tipo de solo é determinante para a definição da fundação que será necessária. Terrenos com muitas pedras na superfície requerem uma fundação mais profunda e cara, ao mesmo tempo em que terrenos com solos alagados também custarão mais ao seu bolso. Em todos os casos, o melhor a se fazer é contratar uma empresa que realize o serviço de sondagem.

Posição

A posição do terreno em relação ao sol interferirá na iluminação e na temperatura da sua obra. O ideal é observar onde o sol nasce e onde ele se põe, para que os quartos fiquem virados para o sol. Ainda, observe se não há prédios vizinhos que podem “roubar” o seu sol ou se não há terrenos vazios que, quando construídos, também o façam.

Localização

Com certeza, a localização é um fator decisivo para muitas pessoas, haja vista que a proximidade a estabelecimentos comerciais como farmácias e padarias e a facilidade de acesso são condições desejáveis. Todavia, verifique se há casas noturnas próximas, se há pavilhões de eventos – que podem atrapalhar o trânsito em datas comemorativas – e se durante o final de semana o terreno vive cercado de festas ou outras circunstâncias que causam incômodo.

Recursos obrigatórios

Nem sempre o que é mais barato é o mais vantajoso. Por exemplo, terrenos muito estreitos não permitem que você construa nele todo, dado que é obrigatório deixar um recuo lateral entre seus vizinhos. Além de escolher um do tamanho que lhe agrade, não deixe de levar em conta todos esses detalhes, que podem sérum empecilho para a sua casa dos sonhos.

Zoneamento

Outra verificação obrigatória é em relação ao zoneamento. As cidades são divididas em áreas, nas quais há determinação sobre o que pode ser construído, ou seja, em alguns lugares só podem ser construídas casas, em outros, só prédios, entre outras opções. Essas informações podem ser obtidas na prefeitura.

Infraestrutura

Luz, água e rede de esgoto são requisitos básicos para qualquer construção e, ao escolher o terreno, é importante checar se esses recursos chegam até ele. Além disso, a pavimentação e iluminação da rua e o acesso do transporte público também são fatores a serem observados. Certamente, os terrenos localizados em áreas bem estruturadas, são mais caros. Contudo, proporcionam melhor qualidade de vida.

E, então, preparado para escolher o terreno onde será construída a sua casa?

De posse de todas essas informações, seguramente a sua escolha será muito bem pensada. Outras informações também são relevantes e o ideal é que se procure um profissional para orientação na hora da escolha. Ademais, leve em conta que o tipo de residência que você deseja construir também influirá na sua escolha.

 


Conheça nosso Livro da Área Construção Civil:

Construção de Obras Residenciais Econômicas – Manual de Boas Práticas

Fonte: IBDA – Fórum da Construção – forumdaconstrucao.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!