Tempero básico para churrascos - aprenda a preparar

Algumas entradas precisam ser temperadas em uma marinada. Isso deve ser feito porque essas carnes serão assadas uma única vez e por isso o tempero precisa entrar ou entranhar nas carnes

Tempero básico para churrascos - aprenda a preparar. Curso CPT Treinamento de Churrasqueiro

 

Algumas entradas precisam ser temperadas em uma marinada. Isso deve ser feito porque essas carnes serão assadas uma única vez e por isso o tempero precisa entrar ou entranhar nas carnes. Já alguns cortes de carnes bovinas, por exemplo, vão à churrasqueira mais de uma vez e por isso o tempero poderá ser feito apenas com finas camadas de sal grosso colocado sobre as carnes. Nestes casos, não há necessidade de o sal penetrar tanto nas carnes; basta temperar apenas a camada que será fatiada antes de o espeto voltar para a churrasqueira.  

Relação dos ingredientes necessários para se obter o tempero básico para entradas

Ingredientes:

Alho - 50 g
Cebola - 150 g
Azeite - 100 ml
Vinho branco suave - 100 ml
Cerveja - 200 ml
Colorau a gosto
Manjericão a gosto
Louro a gosto
Alecrim a gosto
Coentro a gosto

O tempero básico, utilizado em mais de um tipo de carne, não deverá possuir sal

 

Modo de preparo:

Os ingredientes para esse tempero poderão ser batidos no liquidificador, no mixer, ou cortados em brunoise, que são cubinhos bem pequenos. Vale lembrar que esse tempero, quando batido no liquidificador ou com o mixer, penetrará mais nas carnes.  

- Coloque o azeite de oliva e o vinho no liquidificador ou em um recipiente (para processar usando o mixer);  
- Coloque a cebola picada em pedaços grandes, os dentes de alho e ligue o equipamento;  
- Quando a mistura tiver homogênea, pare de bater para adicionar as folhas de manjericão, as de louro e as ervas aromáticas;  
- Novamente, ligue o equipamento e deixe bater um pouco mais;  
- Quando tudo estiver bem triturado, adicione um pouquinho de colorau, apenas para dar uma cor mais dourada nas carnes, quando esse tempero for utilizado. Misture, e o tempero básico estará pronto para ser utilizado.  

Você deve ter percebido que não utilizamos a cerveja na elaboração desse tempero. Você se lembra por quê? A cerveja deverá ser utilizada somente para temperar asinhas de frango e por isso ela deverá ser acrescentada somente na hora de temperá-las. Para outras entradas, o tempero básico será utilizado sem a cerveja.  

Outro detalhe importante: esse tempero não leva sal. Como esse tempero básico poderá ser utilizado em mais de um tipo de carne ele não deverá possuir sal. Este ingrediente, que é tão importante para realçar o sabor das carnes, deverá ser colocado na quantidade desejada no momento que cada uma das carnes estiver sendo temperada.

Por Silvana Teixeira

 

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade