Sylvio Lazzarini, autor do Livro AFE A Culinária da Carne e o Churrasco Brasileiro, destaca que nos fins de semana, os brasileiros, de norte a sul, sentem um cheiro inconfundível: o de carne sendo assada. O churrasco já se tornou muito mais do que apenas uma forma de preparar a carne: é uma ocasião social, que reúne a família e os amigos para apreciarem uma boa carne.
Durante o preparo de um churrasco perfeito, a escolha dos cortes é uma das decisões mais importantes. Além disso, o ponto da carne costuma dividir opiniões e se configura como um dos protagonistas da ocasião. Entretanto, os acompanhamentos não podem ser deixados de lado e, em muitos casos, acabam roubando a cena.
O pão de alho, por exemplo, e quase uma unanimidade e há que diga que só comparece a um churrasco se tiver esse acompanhamento. Para não errar mais e agradar seus convidados, conheça esse e outros acompanhamentos que não podem faltar no seu churrasco:
Pão de alho
O famoso – e delicioso – pão de alho forma o par perfeito com as carnes, sendo, inclusive, uma opção para vegetarianos. Além do clássico, feito apenas de alho, hoje há diversas opções de preparo, agregando-se queijo e outros ingredientes. Além de diversas receitas, há opções disponíveis no mercado, mas, geralmente, a pasta de alho caseira costuma ser a preferida dos convidados.
Farofa
Outro clássico, a farofa é um acompanhamento que garante à ocasião uma refeição mais completa. Além de ser uma opção versátil, também combina com as carnes e pode ser complementada com uma grande variedade de ingredientes. Molhadinhas ou secas, funcionam para todos os tipos de gosto.
Arroz
Uma das bases da alimentação de qualquer brasileiro, o arroz deve ser implementado no cardápio do seu churrasco, sobretudo se ele for realizado no horário do almoço. Junto à farofa e às carnes, forma uma refeição completa.
Vinagrete
Apesar de dividir opiniões, é inegável que o vinagrete funciona como um “coringa” para as refeições em churrascos, uma vez que traz uma acidez ao prato. Cebola, tomate e pimentão são as estrelas dessa iguaria e devem estar bem temperados e picados.
Queijo Coalho
Não há dúvidas que carne e queijo formam um match extremamente saboroso. O queijo coalho se destaca em relação aos outros por conta da sua textura, que não permite que ele derreta completamente, mas garante que ele “estique” na boca. Seu preparo é simplificado e é possível adicionar orégano para deixá-lo ainda saboroso.
Frutas no espeto
Se você deseja inovar e surpreender seus convidados, encontrou o acompanhamento perfeito! Algumas frutas podem ser colocadas em espetos para serem assadas na churrasqueira e para servirem de tira-gosto. Abacaxi, banana e melancia são as mais comuns e deixam o evento mais variado e apetitoso.
Maionese caseira
Há alguns anos, a maionese temperada, feita de forma caseira tem conquistado um público cada vez maior. Então, por que não acrescentar essa opção no cardápio do seu churrasco? Ela funciona tanto como molho, quanto como substituição à pasta de alho nos pães. Ainda, pode ser usada no preparo de hambúrgueres na churrasqueira.
Aperitivos
Os populares “tira-gosto” caem bem quando o churrasco não é realizado no horário do almoço ou quando não há uma refeição para complementar as carnes. Podem ser servidos durante o tempo todo e também ornam com as bebidas. Amendoins, torradinhas, queijos, pães e salgadinhos são algumas das opções.
Conheça nossos Livros da Área Casa Prática:
A Culinária da Carne e o Churrasco Brasileiro
Ervas e Temperos – Cultivo, Processamento, Receitas e Uso Medicinal
Controle de Pragas Domésticas
Fonte: Santa Massa – blog.santamassa.com.br
por Renato Rodrigues