O churrasco – os melhores cortes

Consenso entre os brasileiros, o churrasco tem se tornado mais do que uma refeição: um evento social e estilo de vida

Churrasco

Nos fins de semana, os brasileiros, de norte a sul, sentem um cheiro inconfundível: o de carne sendo assada. É como se o país inteiro tivesse sido transformado em uma imensa churrasqueira. Muito mais do que uma refeição, o churrasco celebra as boas relações entre parentes e amigos, é um evento social e até um estilo de vida.

“O churrasco é realmente uma unanimidade nacional. ‘Assar uma carne’ é muito mais do que um convite para festejar.”, afirma Sylvio Lazzarini Neto, autor do Livro A Culinária da Carne e o Churrasco Brasileiro, da Aprenda Fácil Editora.

Apesar de ser apreciado por todos, será que todos sabem a forma correta de preparar um churrasco e quais os melhores cortes?

Em comparação com outros elementos, como peixes e frutos do mar, a carne bovina é um produto relativamente barato. Detém a preferência do consumidor brasileiro pelo alto padrão de qualidade e preço acessível. E, não é só a picanha que é ideal para um churrasco, outros cortes, como a maminha, a costela e a alcatra também podem ser grelhadas e são igualmente apreciadas pelos churrasqueiros de plantão.

Para dar início a um bom churrasco, primeiro é preciso escolher boas carnes. A picanha, por exemplo, não pode ser muito grande, pois isso comprometeria a sua maciez. É recomendada uma peça de 1,2 a 1,4 kg. Já a costela deve possuir uma boa camada de gordura, ossos arredondados e finos, para garantir o melhor corte.

Na hora de seccionar a carne, o corte certo faz toda a diferença: a lâmina da faca deve cortar na transversal a um ângulo de 90° da fibra da carne. Na hora de assar, também é preciso estar atento às peculiaridades, como a da picanha, que desidrata menos e tem seu sabor mais preservado se assada em um espeto.

Outro ponto importante, sem dúvida, é a churrasqueira. O tamanho e as dimensões influenciam no resultado final da carne, pois, quanto maior o pedaço a ser assado, maior deverá ser a churrasqueira. 30 cm de profundidade já assegura a temperatura propícia para o assado e ainda otimiza o uso do carvão.

Chegamos então aos cortes mais recomendados para churrasco, confira:

- Picanha
Paixão nacional e carro-chefe de qualquer churrasco, pode ser assada fatiada ou a peça inteira. Sua famosa capa de gordura, junto ao seu sabor, forma o conjunto perfeito ao paladar de quem aprecia um bom churrasco, exigindo apenas sal grosso para ser temperada.

- Costela
A costela também é uma boa pedida para o churrasco. Assim como a picanha, possui uma capa de gordura que dá um sabor especial à carne. Seu sabor é inconfundível e funciona bem com vários molhos e acompanhamentos. Requer um tempo maior para ser assada.

- Alcatra
Possui menos gordura que as anteriores, mas excelente sabor. Adaptável a qualquer forma para ser assada, como espeto, fatiada, inteira ou grelha, tem marcado presença e agradado a todos nos churrascos. Mas, é preciso cuidado ao assá-la fatiada, pois, devido à redução de gordura, resseca mais facilmente.

- Contra filé
Devido a estar próximo ao filé mignon, carne nobre, é uma carne macia e com sabor acentuado. É o melhor corte para quem aprecia uma carne mal passada, mas deve ser assado a altas temperaturas para que a carne não enrijeça. Remove-se o nervo lateral e o corte está pronto para ser assado.

- Fraldinha
Se você está de dieta, mas aprecia uma boa carne, esse é o corte dos sonhos! Possui baixa concentração de gordura e alto teor de fibras. Assim como a alcatra, recomenda-se assar em cortes grossos para que não resseque e perca a suculência.

- Maminha
Dona de um sabor mais suave e grande quantidade de gordura, é também adequada a ser assada. O sabor e a maciez são garantidos pela capa de gordura, que deve ser mantida. O corte deve ser assado em brasa forte.


Conheça nosso Livro na Área Casa Prática:
A Culinária da Carne e o Churrasco Brasileiro


Fonte: Amo Kitchenaid – amo.kitchenaid.com.br



por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade