Dicas imperdíveis para fazer o churrasco perfeito

O churrasco perfeito é preparado com domínio de técnicas simples e conhecimento sobre carnes

Dicas imperdíveis para fazer o churrasco perfeito

“Saber preparar um bom churrasco é uma arte. Embora muitos imaginam ser esta uma tarefa difícil, o churrasco perfeito é preparado com domínio de técnicas simples e conhecimento sobre carnes. Dessa forma, é possível preparar esta saborosa atração da culinária brasileira e agradar até os mais exigentes paladares”, afirmam Sylvio Lazzarini Neto, Herlon Meneguelli Alhadas e Marcio de Souza Duarte, autores do Livro AFE A Culinária da Carne e o Churrasco Brasileiro.

Organize todos os itens a serem utilizados no preparo


Segundo Eduardo Moretto, especialista em gastronomia, além do conhecimento sobre carnes, para preparar um churrasco de qualidade, é necessário organizar todos os itens a serem utilizados no preparo, desde o sal grosso até a faca ideal. Ao assumir o controle da churrasqueira, é importante ter tudo à mão para que as carnes alcancem o ponto ideal de cocção. Este deve ser escolhido de acordo com o gosto da pessoa: carne malpassada, ao ponto ou bem passada.

Prefira os cortes de carne tradicionais


Para iniciantes, uma dica interessante é em relação aos tipos de corte de carne. São recomendados os cortes tradicionais, como picanha e chorizo. Ambos são simples de preparar, além de serem os preferidos dos amantes de um bom churrasco. “Outra opção para quem não tem prática como churrasqueiro é o corte da parte dianteira do bovino (conhecido como flat iron). Ele apresenta baixo teor de gordura e média espessura e, por isso, é de rápido e fácil preparo”, completa Moretto.

Escolha carnes com capa de gordura e cor avermelhada


O momento da compra das carnes é crucial para se chegar ao churrasco perfeito. Para isso, prefira as boutiques de carne, onde os produtos apresentam alto padrão de qualidade. Alguns supermercados e açougues reconhecidos no mercado também oferecem excelentes cortes de carne. Outra dica imperdível é escolher carnes com capa de gordura e cor avermelhada, pois são bem mais saborosos.

Selar a carne antes de assar garante sabor, maciez e suculência à peça


Selar a carne antes de assar é uma etapa de suma importância para que o churrasco fique no ponto certo. Basta colocar a carne próxima à brasa do carvão por, no máximo, 5 minutos de cada lado. Assim, a carne ganha sabor, maciez e suculência. As pessoas que gostam de carne malpassada preferem a carne apenas selada. Já quem é fã de carne ao ponto prefere maior homogeneidade no assamento. Para isso, após a selagem, a carne deve ser colocada na grelha mais alta.

Vários ingredientes podem ser utilizados para temperar a carne


Além do sal grosso, outros ingredientes podem ser utilizados para temperar a carne, como manteiga, azeite, chimichurri, páprica picante, páprica doce, ervas finas e tomilho. Eles garantem ao churrasco um sabor diferenciado e surpreendem os convidados. Lembre-se também dos acompanhamentos do churrasco, como vinagrete, farofa, arroz branco, tropeiro, mandioca cozida, maionese com batatas, queijo coalho e pão de alho.

Conheça os Livros AFE da Área Casa Prática.

Leia o artigo "Como preparar churrasco de picanha".

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

A Culinária da Carne e o Churrasco Brasileiro

Livro

A Culinária da Carne e o Churrasco Brasileiro

R$ 61,00 à vista ou em até 12x de R$ 5,08 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade