Vai criar cabras? Confira dicas importantes!

Embora o capril não precise ser muito elaborado, a estrutura deve garantir conforto e bem-estar às cabras

Vai criar cabras? Confira dicas importantes!

Segundo Francisco Selmo Fernandes Alves, autor do Manual AFE Produtor de Cabras Leiteiras, criar cabras não requer grandes investimentos nem manejo criterioso. Além disso, os caprinos apresentam boa rusticidade e se adaptam muito bem às mais variadas condições climáticas, até mesmo ao clima seco e árido. O plantel pode ser criado para consumo próprio ou fins comerciais para produção de leite e carne.

Para começar a criação, adquira matrizes ou reprodutores puros de origem. Se for comprar cabras leiteiras ou cabras produtoras de carne, elas devem apresentar úberes volumosos, ligamentos fortes e bom aprumo. O valor a ser investido nos animais varia conforme o estado fisiológico das cabras, a genética, entre outros fatores. O valor de mercado das cabras em lactação ou gestantes, por exemplo, é mais elevado.

Produção de leite ou carne?


A escolha das raças depende dos objetivos do produtor. As melhores raças de cabras leiteiras são as europeias alpina, saanen e toggenburg. Já a mais recomendada para produção de carne é a africana boer. Temos também as cabras de dupla aptidão (produtora de leite e carne), como a inglesa anglonubiana.

Quais os tipos de sistema de criação?


São três os sistemas de criação de cabras. No sistema intensivo, os caprinos são confinados e se alimentam no cocho. Por sua vez, no sistema semi-intensivo, os animais pastam parte do dia e depois consomem volumosos e concentrados no cocho. Já no sistema extensivo, os animais pastam livres.

Como deve ser o capril?


Embora o capril não precise ser muito elaborado, a estrutura deve garantir conforto e bem-estar aos animais, que devem se alojados em baias conforme a fase de desenvolvimento. Além de confortável, o alojamento deve proteger os animais da chuva, do vento e do sol forte. O piso deve ser ripado antes de receber uma cama de maravalha com 3 centímetros de espessura por 5 centímetros de largura.

Quais os cuidados com o capril?


Um dos principais cuidados com o capril é em relação à limpeza e desinfecção para evitar a proliferação de microrganismos patógenos. Todos os dias, os dejetos dos animais devem ser removidos e as sobras de alimentos do cocho devem ser descartadas. A cada 30 dias, o produtor deve realizar a aplicação de vassoura de fogo ou desinfetante nos alojamentos.

Como deve ser o manejo alimentar?


As cabras são animais herbívoros, que se alimentam basicamente de plantas arbustivas, como amoreira. Além desse tipo de alimento, elas comem feno, silagem e gramíneas, que são boas para a digestão. Já os grãos são acrescentados à dieta como complemento nutricional para aumentar o desempenho produtivo das cabras.

Quanto aos sais minerais, eles devem ser fornecidos em cochos separados. Não podemos nos esquecer da água fresca e limpa à vontade, já que as cabras bebem cerca de seis litros de água por dia.

Quando ocorre a reprodução?


Nos três primeiros meses de vida, as cabras e os bodes devem ser separados por sexo para não cruzarem precocemente. Quanto às cabras de leite, elas podem começar a vida reprodutiva já com quatro meses de vida, contanto que estejam adequadamente desenvolvidas.

Conheça o Manual AFE Produtor de Cabras Leiteiras

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

Livro

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

R$ 94,00 à vista ou em até 12x de R$ 7,83 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade