O que preciso fazer para garantir mais qualidade na produção do leite de cabra?

Com o aumento na demanda pelo leite de cabra, os caprinocultores têm a missão de garantir um produto com mais qualidade

Cabra leiteira - imagem meramente ilustrativa

Andréa Alice da Fonseca Oliveira, autora do Livro AFE Manual do Produtor de Cabras Leiteiras, afirma que o leite é um alimento muito importante, o que se justifica pelo aumento diária na demanda por esse produto, não apenas aquele obtido a partir das vacas, como também o produzido pelas cabras.

E os números ajudam a mostrar a importância da caprinocultura para o nosso país: de acordo com a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, o Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial de número de caprinos criados. Contudo, tal expressividade contrasta com a baixa produtividade do rebanho brasileiro.

Para conseguir, então, elevar a produtividade dos animais, muitos criadores têm investido no aprimoramento dos aspectos da criação, como a alimentação, a reprodução, a sanidade e as instalações, impulsionados pela mencionada alta na demanda. Porém, de nada adianta esse investimento se o leite produzido não possui qualidade.

Cabras e a eficiência produtiva

Para que se meça a eficiência produtiva de uma cabra, duas vertentes precisam ser levadas em conta: o número de crias e a produção de leite. Esse alimento se destaca por ser nutritivo e seguro, podendo ser incorporado à mesa dos brasileiros como uma opção vantajosa e saudável.

Obtenção de leite de cabra de qualidade

Para garantir um leite de cabra seguro, há processos antes da coleta, durante e após que precisam ser seguidos. O resultado será um líquido com as características desejáveis de higiene e odor e livre de bactérias:

- Preparo da ordenha

Antes de ordenhar a cabra, cabe ao profissional cuidar da higiene pessoal, mantendo unhas aparadas, roupas limpas e mãos e antebraços higienizados. Ainda, não podem estar doentes, sobretudo se a doença for infectocontagiosa. O local de ordenha, por sua vez, também demanda higiene e limpeza.

Além disso, tudo o que for utilizado, desde utensílios, ferramentas e estruturas de apoio, precisa estar limpo. O estabelecimento de uma sequência para a ordenha também é desejável, dispensando dela os animais que estiverem doentes, em cio ou que tenham parido recentemente.

- Durante a ordenha

Ao iniciar a ordenha, o primeiro passo consiste na lavagem dos dois tetos do úbere das cabras com água e sabão neutro, enxugando-os adequadamente. Depois, os primeiros jatos precisam ser descartados em um recipiente que permita observar se a cabra apresenta uma inflamação na glândula mamária, conhecida como mastite.

- Após a ordenha

Por fim, depois da extração do leite, recomenda-se imergir os tetos em um recipiente com glicerina iodada. Em relação ao leite, ele precisa ser filtrado, com a finalidade de remover sujeiras que possam propiciar o surgimento de agentes patológicos.

É necessário descartar o leite de animais que tenham recebido tratamentos cm vermífugos ou antibióticos. Já nas etapas finais, o leite deve ser pasteurizado para que a flora microbiana patogênica seja eliminada. Finaliza-se higienizando o local e todos os materiais que foram utilizados.

O leite de cabra é saudável?

O leite de cabra se destaca por ser uma opção menos gordurosa do que o de vaca e de digestibilidade mais fácil. Os benefícios que ele promove à saúde humana são variados: por exemplo, é rico em cálcio, favorece a saúde da pele, é um grande aliado no combate de doenças que atacam o coração e, ainda, é uma excelente opção para fortalecimento do sistema imunológico.

 


Conheça nosso Livro da Área Caprinos:

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

Fonte: Milk Point – milkpoint.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

Livro

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

R$ 94,00 à vista ou em até 12x de R$ 7,83 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade