Nutrição de ovinos: vitaminas importantes para o metabolismo

As vitaminas são muito importantes para o metabolismo dos ovinos, com funções específicas

Nutrição de ovinos: vitaminas importantes para o metabolismo

“A boa nutrição de ovinos impacta na performance produtiva dos animais, como rápido ganho de peso e qualidade da carne. Além de minerais, os ovinos necessitam de vitaminas essenciais ao bom funcionamento do organismo. Caso contrário, podem surgir sérios problemas de saúde no rebanho”, afirma Tadeu Cotta, Doutor pela Universidade Montpellier (França) e autor do Livro Minerais e Vitaminas para Bovinos, Ovinos e Caprinos da Aprenda Fácil Editora.

Na verdade, as vitaminas são muito importantes para o metabolismo dos ovinos e desempenham funções específicas, que asseguram o controle dos processos vitais dos animais. Quando presentes na dieta dos ovinos, elas otimizam a reprodução e fortalecem o sistema imunológico dos animais, além de outros benefícios. Que tal conhecermos um pouco mais sobre cada vitamina?


Vitamina A

A vitamina A auxilia a produção do pigmento da visão e o metabolismo das células receptoras de luz na retina. Ela contribui com a espermatogênese (reprodução), ajuda na manutenção do tecido esquelético, além de contribuir com o desenvolvimento ósseo. A vitamina A pode ser encontrada na maioria das forrageiras e em suplementos a serem fornecidos aos ovinos durante a seca. Sua deficiência causa redução no crescimento, problemas reprodutivos, cegueira noturna e aumento de infecções.


Vitaminas do complexo B

Os ovinos (ruminantes) sintetizam facilmente as vitaminas do complexo B por meio das bactérias ruminais. Mas como os cordeiros ainda não apresentam rúmen funcional, eles podem apresentar deficiência dessas vitaminas. Já a ingestão de Samambaia e Cavalinha podem afetar a sintetização da vitamina B1 até mesmo em ovinos adultos. Portanto, é preciso monitorar o pasto para não deixar o rebanho se alimentar dessas plantas. As vitaminas do complexo B podem ser suplementadas na dieta dos ovinos, para fortalecer o organismo animal.


Vitamina D

A absorção de cálcio e fósforo no intestino dos ovinos é facilitada pela vitamina D, assim como o transporte desses minerais no sangue e sua fixação nos ossos. A exposição dos ovinos ao sol ajuda na sintetização dessa vitamina por meio da pele dos animais. A deficiência de vitamina D pode resultar em raquitismo pelas alterações no metabolismo ósseo. Animais debilitados, com problemas nos ossos, apresentam sérias dificuldades ao deitar ou levantar.


Vitamina E

A vitamina E atua como antioxidante no organismo dos ovinos. Ela é encontrada na maioria das forrageiras frescas. Forragens muito secas não são recomendadas na dieta dos ovinos nem alimentos ricos em gorduras saturadas, pois podem causar deficiência de vitamina E. Como consequência, os ovinos podem apresentar degeneração dos músculos esqueléticos, demora no crescimento, além de distrofias musculares, como a doença do músculo branco.


Vitamina K

A vitamina K é muito importante para o processo de coagulação sanguínea. Sua deficiência praticamente é inexistente em ruminantes, como ovinos, caprinos e bovinos. Isso porque as bactérias do rúmen produzem grande quantidade de vitamina K. Entretanto, em raríssimos casos, pode haver deficiência dessa vitamina em ovinos, causando problemas de coagulação e, consequentemente, hemorragias.


Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Alimentação Animal.

Leia o artigo "Ovelhas da raça Dorper são de fácil manejo e excelentes reprodutoras".

Fonte: milkpoint.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Cícera Maria Souza de Melo

4 de abr de 2021

Meus animais estão magro de mais o carneiro em especial.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

7 de abr de 2021

Olá, Cícera Maria 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Amanda da Silva Sousa

19 de jan de 2021

Oi Boa noite, tenho uma propriedade pequena e tenho interesse em começar na cultura do ovinos, e seu que umas das coisas mais importante é a nutrição .

Resposta da Aprenda Fácil Editora

26 de mar de 2021

Olá,Amanda 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT disponibiliza cursos que irão auxiliar você.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Morrys

12 de jul de 2020

Qual ração para ovinos e caprinos, que tenha um desenvolvimento rápido ?

Resposta da Aprenda Fácil Editora

17 de jul de 2020

Olá,Morrys

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nesse caso, é importante que você procure um veterinário em sua região para que o mesmo possa analisar seus animais e assim orientá-lo de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes



Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade