Como realizar a ordenha de cabras leiteiras?

Cuidados antes, durante e após a ordenha certificam a eficiência de todo o processo e a qualidade do leite

Ordenha de cabra - imagem ilustrativa

Lea Chapaval, autora do Livro AFE Manual do Produtor de Cabras Leiteiras, destaca que a rotina de produção de leite de cabra envolve a ordenha, um processo que, quando não é bem executado, afeta diretamente a qualidade do leite e, consequentemente, os resultados da atividade.

E, ao contrário do que muitos produtores acreditam, para que a ordenha seja efetiva, não é somente o momento da retirada do leite que requer atenção. O ambiente, o estado de saúde dos animais, o úbere, as tetas, as instalações e tudo aquilo o que é utilizado precisa estar alinhado com o procedimento e o manejo higiênico desse processo.

Logo, para auxiliar os produtores, alguns cuidados devem ser tomados em três momentos: antes, durante e depois da ordenha. Fique atento:

Antes da ordenha

- Preparação

Todo o processo de ordenha começa na limpeza do ambiente onde os animais ficam durante a sua realização. É necessário que o local seja confortável, apresente fácil acesso e que disponha de água e alimento. Depois, as cabras têm que ser guiadas até esse lugar de forma tranquila, sem que passem por estresse. As mãos do ordenhador, bem como as tetas e os baldes onde o leite será guardado precisam ser higienizados.

- Ordenhador

É importante afirmar que o ordenhador deve possuir conhecimento sobre a ordenha. Além disso, roupas devem estar sempre limpas e o cabelo, preso. Ao apresentar qualquer doença infectocontagiosa ou qualquer ferimento nas mãos, por exemplo, ele não deve ordenhar as cabras.

- Linha de ordenha

Para seguir um padrão, recomenda-se que se estabeleça uma linha para a ordenha, como: ordenha de cabras sadias e que nunca apresentaram problemas; ordenha de cabras sadias, mas que já apresentaram problemas; ordenha de cabras que sempre apresentam problemas, porém o leite deve ser descartado se estiver talhado ou se apresentar cor diferente da usual.

Durante a ordenha

O primeiro passo desse segundo momento deve ser a limpeza das tetas da cabra para evitar contaminação. É normal que cabras apresentem a mastite, uma inflamação da glândula mamária que é perceptível pela observação do úbere quente, inchado, duro, vermelho e dolorido.

O teste da caneca telada ou de fundo escuro também é exigido para que seja possível constatar a saúde do úbere das cabras. A partir dos primeiros jatos, percebe-se se o leite apresenta grumos, pus ou sangue, o que evidencia a presença da mastite.

Na ordenha, de fato, o ideal é que os movimentos sejam lentos e organizados, o que contribuirá para estimular e fazer “descer o leite”. Movimentos muito bruscos podem machucar o animal e causar dores.

Depois da ordenha

O processo de higienização das tetas tem que ser repetido, cuidando para que os animais se mantenham de pé após o processo. Isso permitirá que o orifício da teta se feche e evitará que microrganismos entrem e o contaminem. Uma boa estratégia é o fornecimento de alimentação nos cochos.

- O leite

Depois de extraído, o ideal é que o leite seja filtrado em um coador limpo e armazenado em baldes fechados. O resfriamento deve ser feito logo após essa etapa, para evitar que microrganismos já presentes nele se multipliquem e o tornem impróprio para consumo, garantindo, também, manutenção da qualidade do leite.

- Equipamentos e utensílios

Por fim, tudo o que foi utilizado no processo precisa passar por um processo de limpeza e higienização, desde as instalações até os utensílios, como os baldes. Preferencialmente, a lavagem deve ser feita com a utilização de água corrente e clorada, com o auxílio de uma escova e de detergente neutro.

 


Conheça nosso Livro da Área Caprinos:

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

Fonte: SOUZA, Viviane de et al. Ordenha higiênica de leite de cabras. Sobral: Embrapa Caprinos e Ovinos, 2014. 22 p.: il.
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

Livro

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

R$ 94,00 à vista ou em até 12x de R$ 7,83 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade