Cabras leiteiras: conheçam as características da raça Anglo-Nubiana

As cabras da raça Anglo-Nubiana são bem aceitas pelos criadores devido à dupla aptidão que elas apresentam

As cabras da raça Anglo-Nubiana são de dupla aptidão, de carne e leite, sendo consideradas pelos criadores muito prolíferas e rústicas.

As cabras da raça Anglo-Nubiana são resultado do cruzamento de cabras da raça Nubiana com cabras comuns das raças Zaraibi e Chitral. Os resultados destes cruzamentos originam cabras de dupla aptidão, de carne e leite, sendo consideradas pelos criadores muito prolíferas e rústicas.

Os animais dessa raça são bem aceitos pelos criadores de cabras, uma vez que suas características beneficiam tanto os que procuram por produção de carne quanto os que procuram por cabras produtoras de leite. As cabras dessa raça produzem cerca de dois litros de leite por dia, em uma lactação que dura sete meses. Quanto ao abate, os cabritos são abatidos aos três meses, com um peso que varia de 21 a 22 Kg.

Quanto às características físicas das cabras dessa raça, as Anglo-Nubianas apresentam a cabeça pequena, bem conformada, levantada e alerta, apresentando um perfil convexo. Elas apresentam as orelhas grandes, pesadas, caídas junto à cabeça, indo até o focinho. Seus olhos são grandes e brilhantes; elas não possuem chifres e tem o perfil, as orelhas e os olhos semelhantes aos do macho.

O pescoço é de tamanho médio, fino e bem implantado na cabeça e no tronco. Elas apresentam o úbere grande, cheio, flexíveis e com as duas metades iguais e não carnudas, com as tetas grandes e bem colocadas. As veias mamárias são grandes e tortuosas.

O peso mínimo de uma cabra da raça Anglo-Nubiana é de 55 Kg, com uma estrutura de cerca de 70 cm. Os cascos são fortes e com coloração que varia de acordo com a pelagem. Os pelos são curtos, lustrados, de grossura regular. Já a pele é frouxa, mucosa e escura.

Essas são algumas das características das cabras da raça Anglo-Nubiana. Você poderá encontrar outras informações sobre esta e outras raças no livro Manual do Produtor de Cabras Leiteiras, elaborado pela AFE – Aprenda Fácil Editora. O livro conta ainda com orientações a respeito do manejo alimentar, instalações, melhoramento genético, manejo reprodutivo, qualidade do leite, entre outras. Confira!



Por: Beatriz Lázia

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade