WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Qual o melhor momento para dar petiscos para os pets?

Os petiscos são oferecidos como reforço positivo quando o comportamento do animal segue um comando específico

Qual o melhor momento para dar petiscos para os pets?

Com o aumento de produtos para pets no mercado, os tutores de animais de estimação têm comprado petiscos e mais petiscos para seus cães e gatos. Mas será que essas guloseimas podem ser oferecidas a todo o momento ou há hora certa para agradar aos bichinhos de estimação?

Petiscos são oferecidos conforme o peso do animal


Atualmente, os petiscos apresentam aroma e sabor apetitosos, que deixam os pets eufóricos. Os ingredientes presentes nos petiscos variam conforme a marca, mas todos apresentam sódio, corante e flavorizantes. Por tais razões, a recomendação é apenas uma porção máxima por dia de acordo com o peso do animal.

Petiscos são utilizados no adestramento animal


Para adestrar cães, por exemplo, os petiscos são oferecidos como reforço positivo quando o comportamento do animal segue um comando específico. Trata-se de uma técnica já abordada em estudos de Ivan Pavlov, que demonstra a possibilidade de condicionar um comportamento em resposta a um estímulo.

Petiscos ajudam a reforçar um comportamento positivo


Em um de seus experimentos, Pavlov oferecia carne ao cão e, em seguida, tocava um sino. Depois de um determinado tempo, todas as vezes que o pesquisador tocava o sino, o cão salivava, pois sabia que ganharia a carne. Esse reforço positivo é ainda utilizado até hoje por adestradores.

Petiscos saborosos são um estímulo para os pets


Quando o adestrador pede ao cão para sentar e ele assim o faz, o pet ganha um petisco. O animal associa a palavra senta ao movimento de sentar. Quando o pet recebe algo muito saboroso, como um petisco, a probabilidade de acerto aumenta significativamente. Isso ocorre, porque o cão teve um reforço positivo a um estímulo.

Petiscos são oferecisos quando os pets fazem algo desejável


Quando o petisco é oferecido em um momento inapropriado, como fazer um cão parar de latir, ele pode reforçar um mau comportamento. Ou seja, o animal sempre irá latir para receber o petisco. Portanto, o melhor momento para dar o petisco é quando o pet fizer algo desejável, como fazer xixi no lugar certo.

Legumes e frutas são um petisco saudável e delicioso


Ao brincar com o pet, uma ótima opção é colocar um petisco dentro de uma bolinha. Além de divertido, o animal se exercita e alivia o estresse. Outra opção é oferecer aos pets algo bem mais saudável, como beterraba, cenoura e brócolis (crus) ou ainda pera e maçã. Eles ajudam na limpeza dos dentes e são ótimos para os pelos e a pele do animal.

Conheça o Livro AFE Como Cuidar Melhor do seu Cachorro.

Leia o artigo "Dúvidas sobre o adestramento de cães".

Fonte: emais.estadao.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!