WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Meu cachorro está com carrapatos, e agora?

Além de incomodarem os animais, os carrapatos podem transmitir doenças

Fêmeas do carrapato

Os carrapatos, além de incomodarem bastante os cães, podem transmitir doenças que comprometem a vida do animal. Assim como as pulgas, são um problema ambiental e o cachorro é apenas um reflexo dessa infestação.

Ficam aderidos à pele do cachorro, sugando seu sangue. Se esses parasitas estiverem infectados, inoculam, no sangue do cão, protozoários que causam anemia profunda e podem levar o cachorro à morte. Em algumas regiões, os carrapatos também podem transmitir para o humano a febre maculosa. Daí a importância de combater esses parasitas.

“É possível eliminar os carrapatos do cão facilmente com banhos carrapaticidas, porém, o problema principal, ou seja, os ovos e as larvas, fica no ambiente e nele sobrevive durante meses. Há muitos casos de proprietários que vivem combatendo o carrapato no cão, mas nunca conseguem exterminá-lo por completo”, pondera Silvia Parisi, autora do Livro Como Cuidar Melhor do Seu Cachorro, da Aprenda Fácil Editora.

Outro detalhe é que os carrapatos colocam seus ovos na vegetação e também em frestas de paredes e pisos. Dessa forma, todos esses lugares têm que ser tratados, e não somente os cães. Quem tem na vizinhança terrenos com mato, criação de animais como cavalos e gado, pode sofrer com esses parasitas, pois são capazes de escalar muros e busca de alimento.

É muito fácil reconhecer os carrapatos. A remoção deles da pele do cão pode ser feita com uma pinça, tomando o cuidado de remover todo o parasita, para que suas presas não fiquem na pele do cão, causando irritação. Para quem não tem habilidade, é melhor aplicar um spray contra carrapatos sobre o parasita e aguardar ele cair, ou até mesmo passar vaselina no local e esfregar até que o bicho saia.

A fêmea, que é grande, tem pouca mobilidade e é de cor marrom-clara, não deve ser jogada no jardim, mesmo morta. Isso porque ela está carregando muitos ovos em seu abdômen, que podem ser espalhados no local e gerar outros carrapatos. Para combatê-los, é preciso tratar o animal e também o ambiente.

Fique de olho. Apesar de serem mais comuns em cães, gatos também podem pegar carrapatos, por isso a importância de cuidar do ambiente onde vivem os animais domésticos.

 

Conheça nossa Coleção Tudo sobre Cães, que conta com uma promoção exclusiva: na compra dos 3 livros da Coleção, você leva GRÁTIS o Guia de Primeiros Socorros Para Cães. Aproveite!

Cachorro: Eu Quero Um!
Como Entender e Adestrar seu Cão
Como Cuidar Melhor do seu Cachorro
Guia de Primeiros Socorros Para Cães

 

por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!