WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Intoxicação alimentar em cães: como agir?

Não acredite no que você vê na internet! Procure logo um veterinário

Cão e alimentos tóxicos

Ainda que o seu cachorro se alimente com a melhor ração possível, ele sempre te “pede” um pouco da sua comida e/ou acaba comendo o que não deveria. Fato inegável é que a alimentação de cães não podem ser como a de humanos, uma vez que alguns temperos e até alguns ingredientes saudáveis para nós, podem acabar provocando uma intoxicação alimentar em cachorros.

Silvia Parisi, autora do Livro AFE Guia de Primeiros Socorros para Cães, explica que o proprietário do animal precisa saber como agir, pois a adoção de algumas medidas podem ser decisivas para que o cão não sofra com complicações e possa vir a óbito com rapidez.

Além dos alimentos, a intoxicação alimentar também pode ser causada por outras substâncias, como produtos de limpeza e higiene. É preciso conhecê-la, saber quais são as possíveis causas e como agir em intoxicações alimentares de cães.

Como eu sei que meu cão está intoxicado?

Não existem sintomas próprios da intoxicação, uma vez que eles também podem aparecer em casos de doenças. Alguns dos principais, são:

- Vômitos

- Diarreia

- Sialorreia (salivação excessiva)

- Apatia

- Dor abdominal

- Convulsão (em casos mais sérios)

Cães com sistema digestivo mais sensível também podem apresentar problemas de indigestão, como gastroenterite ou hipersensibilidade alimentar, o que não configura intoxicação. A intoxicação propriamente dita está relacionada a casos mais graves e acompanha um ou mais de um dos sintomas apresentados.

Principais causas

A intoxicação pode se dar a partir da ingestão de substâncias consideradas tóxicas para o organismo dos cães. Chocolate, uva, cebola, alho, abacate, entre outros alimentos são tóxicos para os pets e não devem ser oferecidos. Assim como dito acima, os produtos de limpeza e de combate a pragas (como formigas, insetos) também podem causar intoxicação, assim como o remédio usado no próprio cão para combate de pulgas e carrapatos.

Outros itens considerados não comestíveis, mas que também podem ser engolidos pelos pets também precisam de atenção para que não sejam “roubados”, como decorações, plantas, maquiagens, entre outros.

Como agir?

Em primeiro caso, como vimos que os sintomas também podem surgir em decorrência de alguma doença, é necessário levar o animal ao veterinário o mais rápido possível ao notar que algo não esteja bem com ele.

Não há uma solução pronta, uma vez que cada alimento provoca uma intoxicação diferente e, por consequência demandará um tratamento diferente. O veterinário ministrará, basicamente, soro, promoverá uma lavagem gástrica e aplicará alguns medicamentos, mas é preciso oferecer o máximo de detalhes possíveis para que possa “combater” ao alimento tóxico mais precisamente.

Mitos

Não é muito raro encontrar dicas ideais para cães intoxicados, na internet: indução ao vômito, fazê-lo beber leite, entre outras. Além de prejudicial ao cão, o leite pode agravar a intoxicação, podendo matar o animal muito antes do tratamento com o veterinário começar. A indução ao vômito só deve ser feita (ou não) por um veterinário. Em alguns casos pode até ser benéfica, ao passo que, em outros, pode machucar o animal e causar mais sofrimento.

Vale ressaltar que somente um veterinário é a pessoa ideal para diagnosticar, tratar e realizar qualquer procedimento em casos como os descritos nesse artigo.

 


Conheça nossos Livros da Área Cães:

Guia de Primeiros Socorros Para Cães
Como Cuidar Melhor do Seu Cachorro
Cachorro – Eu quero um!

Fonte: Blog Petz – petz.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!