WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Escolhendo o melhor cachorro para você

Antes de escolher a raça que mais te agrada, é preciso levar em conta aquela que mais se adapte ao seu estilo de vida

Escolhendo o cão

É quase impossível visitar uma casa ou apartamento que não tenha um pet. Estima-se que aproximadamente metade da população possua um animal de estimação. Peixes e gatos até tentam, mas a paixão nacional é, sem sombra de dúvidas, o cachorro. Com isso, a ideia clichê de que “o cão é o melhor amigo do homem” acaba se tornando uma verdade absoluta.

A autora do Livro AFE Cachorro: Eu quero um!, Silvia Parisi, alerta que quando se opta por ter um cachorro, escolher qual o melhor cão torna-se algo difícil frente ao grande número de raças, tamanhos, colorações e temperamentos caninos. Aqueles que são inexperientes no assunto podem cometer erros na busca pelo amigo ideal e com isso comprometer o relacionamento futuro que terá com seu cachorro.

Em outras palavras, para escolher corretamente é necessário estar bem orientado e saber, antecipadamente, todos os requisitos para se possuir um cão. A compra por impulso é o principal motivo das decepções e frustrações dos donos de cachorros.

O que é preciso levar em conta na hora de escolher um cão?

O primeiro passo a ser dado tem muito mais a ver com você do que com o seu futuro animal. É preciso levar em conta seu estilo de vida para que você consiga escolher uma raça que se adapte melhor a ele. Se você prefere passear, andar ao ar livre, correr, praticar esportes, precisa encontrar um cão que te acompanhe nessas horas. Porém, se seu estilo de vida é mais monótono, como ficar em casa, assistir a filmes e ler um livro, precisa escolher uma raça que tenha hábitos parecidos.

Outro ponto a se considerar é o local. A partir do espaço disponível você deverá analisar se escolhe um cão de porte pequeno, médio ou grande. Depois de analisar todos esses pontos, fica mais fácil escolher uma raça para você.

Grupos de raças

Sem raça definida

Os famosos vira-latas não possuem raça definida e, por conta disso, é difícil determinar seu porte e características do temperamento. Mas, geralmente é uma “raça” tranquila e carinhosa com quem os adota. Também possuem a vantagem de ter uma saúde melhor do que a de outras raças.

Esportistas

Esse grupo de raças tem, em sua história, relação com a caça, pois eram criados para isso. Se divertem localizando, capturando e buscando as presas. O Golden Retriever, o Labrador, o Fox Paulistinha e o Pointer inglês são algumas das raças desse grupo. São companheiros, enérgicos, rápidos e possuam faro aguçado. Não precisamos nem dizer que eles precisam de muito espaço e devem ser exercitar, brincar e passear bastante, não é mesmo?

Hounds

Também possuem instinto caçador e visão e olfato bem apurados. Também são agitados e precisam gastar muita energia durante o dia. É o caso do Basset Hound, do Beagle, do Dachshund e do Whippet.

Trabalhadores

Têm, em sua origem, a criação com a função de ajudar o homem no trabalho. Também é função deles guardar fazendas, rebanhos, puxar trenós, entre outros. Temos o Akita, o Boxer, o Doberman, O Fila Brasileiro, o Husky Siberiano e o São Bernardo como exemploes dessa categoria.

Pastores

São cães com altos níveis de energia, pois têm a função de ajudar o homem a pastorear rebanhos. O Pastor Alemão, o Border Bollie e o Pastor de Shetland, são algumas das raças desse grupo, que precisa de gastar muita energia durante o dia.

Terriers

Também são enérgicos e costumam tem o hábito de cavar, pois em sua história precisavam cavar para encontrar presas. Por isso, são mais recomendados para lugares onde haja terra para cavarem. Temos, por exemplo, o Bull Terrier, o Boston Terrier, o Jack Russel, o Pit Bull e o Schnauzer.

Toys

Indo na contramão dos outros grupos de raça, o grupo dos toys possui raças que foram criadas com o único intuito de fazer companhia ao homem, sem desempenho de funções ou trabalho. Costumam ter pequeno porte e levarem uma vida mais tranquila, como o Chihuahua, o Lulu da Pomerânia, o Maltês, o Pequinês, o Shih Tzu, o Pinscher e o Pug.

Não-esportistas

São todas as raças que não se encaixam nos outros grupos. Apresentam personalidades variadas, como o Buldogue Francês, o Chow Chow, o Dálmata, o Lhasa Apso, o Poodle, entre outras raças não-esportistas.



Conheça nossos Livros da Área Cães:

Cachorro: eu quero um!
Como Cuidar Melhor do Seu Cachorro
Como Entender e Adestrar seu Cão

Fonte: Cão Cidadão – caocidadao.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!