WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Informe-se sobre a cotornicultura no Brasil

A codorna doméstica foi criada após cruzamentos feitos no japão

Criação de codornas

A cotornicultura é uma atividade que estava estagnada em nosso país até pouco tempo atrás. Porém, de alguns anos pra cá a atividade cresceu em números de produção, tanto a produção de ovos, quanto com a produção de carne de codornas, e se expandiu por todo o território brasileiro.

Sérgio Luiz de Toledo Barreto, Amanda Dione Silva, Jorge Cunha Lima Muniz, Tarciso Tizziani e Luiz Fernando Teixeira Albino, autores do Livro AFE Criação de Codornas – Para Produção de Ovos e Carne, argumentam que a coturnicultura atrai os pequenos criadores porque necessita de espaço pequeno para sua implantação e exige baixo investimento. A criação de Codornas é considerada uma atividade altamente lucrativa e depende do conhecimento e planejamento do criador.

Ainda de acordo com os autores, a coturnicultura brasileira vem se destacando no cenário nacional por ser considerada uma atividade lucrativa e que proporciona rápido retorno financeiro. O principal produto comercializado é o ovo. A carne, também, apresenta alta qualidade e um sabor exótico, menos conhecida pelo mercado consumidor, já é adotada em restaurantes mais requintados.

Com concentração no sudeste, sobretudo nos estados de Minas Gerais e São Paulo, a atividade não se restringe apenas a essa região. Tanto os criadores antigos quanto os novos estão na busca por técnicas que melhorem a sua produção, reduza custos e facilite o manejo diário.

História

De origem norte-africanas, europeia e asiática, a codorna pertence à família dos Fasianídeos. A codorna doméstica foi criada primeiramente na China e na Coreia, sendo criada depois no Japão, por pessoas que apreciavam seu canto. Porém, a partir de 1910, japoneses começaram a estudar a ave e a promover cruzamentos com diferentes espécies europeias e selvagens, o que deu origem à Coturnix Coturnix japonica. A ave chegou ao Brasil por volta de 1960, trazida por imigrantes italianos e japoneses.

Ressalta-se que a sua criação é vantajosa também pelo fato de que essas aves não contraem doenças facilmente. Para isso, baste ter cuidado com o manejo sanitário, isto é, higienizando as gaiolas regularmente e eliminando fezes e urina. Ainda, comedouros e bebedouros também devem ser higienizados ao menos uma vez por dia, para que se possa retirar a sujeira acumulada e evitar a proliferação de microrganismos nocivos à saúde do animal.

Ainda que a maior procura e mais popularizada seja pelo seu ovo, a codorna também produz carne de qualidade, considerada exótica e utilizada na gastronomia por todo o planeta. É uma ave dócil e de fácil cuidado, podendo, ainda, ser criada com o objetivo de fornecer matrizes a outros criadores.



Conheça nossos Livros da Área Criação de Aves:

Criação de Codornas – Para Produção de Ovos e Carne
Alimentação de Aves

Fonte: Avicultura Industrial – aviculturaindustrial.com.br
Codornil Lima – codornillima.blogspot.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!