WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Sistemas de produção de ovos

O sistema clássico de produção de ovos tem perdido espaço para novos sistemas, que garantem o bem-estar das aves durante a criação

Produção de ovos

O ovo é um alimento nutritivo e promove diversos benefícios à saúde humana. Seu consumo já foi popularizado há décadas e a sua comercialização já possui espaço consolidado no cenário mundial. Por conta disso, os diversos criadores estão sempre em busca de aperfeiçoar seu sistema de produção de ovos.

Arele Calderano, um dos autores do Livro AFE Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras Convencionais e Caipiras, destaca que a produção de ovo é uma atividade que apresenta ampla possibilidade de crescimento nos cenários nacional e mundial. A facilidade de incorporação de novas tecnologias, associada ao adequado manejo durante todo o processo, é essencial para alcançar esses objetivos.

A parte mais expressiva de todos os ovos que são comercializados em nosso país, advém de galinhas poedeiras criadas em confinamento intensivo, isto é, quando as aves são criadas em galpões, dentro de gaiolas. Com a execução correta de todos os processos necessários para a criação de galinhas poedeiras, é possível, nesse sistema, explorar ao máximo o potencial genético das aves e, por consequência, obter os melhores produtos.

Adotar um sistema para a produção de ovos é vantajoso, uma vez que ele permite criar mais aves em um local menor e controlar doenças de forma mais fácil, além de promover um lote mais uniforme, com ovos de qualidade. Esse sistema considerado clássico foi o mais utilizado por um tempo, pela capacidade de produção em massa.

Porém, hoje em dia se discute muito o conforto dos animais durante a criação. O sistema clássico não contribui para o bem-estar das galinhas poedeiras e nem permite que eles expressem seu comportamento natural. A partir desse empecilho, novas formas de criação de galinhas para a produção de ovos vêm sendo discutidas. Confira 4 tipos de sistema de produção de ovos, alternativos ao sistema clássico:

Cage free

Em tradução livre para o português, o sistema “livre de gaiolas” tem como objetivo libertar os animais das gaiolas, para que sejam criados soltos. As aves permanecem em um galpão, mas conseguem expressar melhor seu comportamento natural. A adoção desse sistema deve seguir padrões estabelecidos pela HFAC – Humane Farm Animal Care. Inclusive, alguns países já estão determinando que esse novo sistema seja adotado.

Caipira

Além das exigências do cage free, o sistema de produção de ovos caipiras também deve seguir outras recomendações dadas pela Norma Técnica da ABNT NBT 16437:2016. Nesse sistema, as galinhas são criadas também fora de gaiolas e têm acesso a áreas de pastejo, configurando um sistema semiextensivo. Essa área deve conter muita vegetação e deve ser protegida para evitar o ataque de predadores. A alimentação, por exemplo, deve ser exclusivamente de origem vegetal.

Free range

Nesse sistema, deve-se seguir também as exigências do cage free. Contudo, no free range as galinhas ficam soltas no galpão e devem ter acesso a uma área externa, ao ar livre, por pelo menos 6 horas todos os dias, quando o clima estiver adequado. O galpão também serve para que as aves durmam e para que se protejam de predadores e do mau tempo. As normas que guiam o free range determinam todos os pontos essenciais para esse tipo de sistema, como o material que deve ser utilizado para cobrir o piso.

Orgânico

O mais recente sistema de produção de ovos foi definido pela lei nº 10.831, de 23/12/2003 (BRASIL, 2003) e regulamentado principalmente pelas IN nº46 de 06/10/11 (BRASIL, 2011) e IN n°17 de 18/06/2014 (BRASIL, 2014) do MAPA. Basicamente, o sistema orgânico controla a alimentação das aves, que deve ser feita de uma forma mais natural, sem alimentos transgênicos e com componentes oriundos somente de fornecedores credenciados a alguma certificadora. É um tipo de criação mais caro, porém os consumidores têm se mostrado dispostos a pagar a mais por esse tipo de produto.

 


Conheça nossos Livros da Área Avicultura:

Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras Convencionais e Caipiras
Galinhas Poedeiras – Criação e Alimentação
Galinha – Produção de Ovos

Fonte: Agroceres Multimix – agroceresmultimix.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!