WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Saiba a diferença entre pato, ganso, marreco e cisne

Apesar de serem primas, essas aves se diferenciam na aparência, no comportamento e até na postura

Patos e marrecos

Parentes próximos, o pato, o ganso, o marreco e o cisne foram domesticados pelos homens há muito tempo. Porém, ainda hoje as pessoas costumam se confundir na hora de diferenciá-los. Pertencentes à mesma família, têm em comum o fato de flutuarem sobre a água e a habilidade para nadar, mas se diferem em quê?

O autor do Livro AFE Alimentação de Aves, Tadeu Cotta, explica que é preciso saber diferenciar essas aves para poder criá-las, pois, apesar de serem classificadas como “parentes” elas precisam de manejo diferenciado, bem como alimentação específica.

Desse grupo, o pato ganha em número de espécies, haja vista que há mais de 90 espécies diferentes, o que faz, também, com que sejam mais numerosos que os outros. Os marrecos são considerados por alguns cientistas como uma espécie do pato, mas há uma diferença anatômica no bico dessas duas aves.

O cisne se difere pelo seu pescoço alongado e pelo porte considerado mais imponente. Na América do Sul encontramos apenas duas espécies: o cisne-do-pescoço-negro e a capororoca. Já os gansos se dividem em gêneros e são maiores do que os patos e marrecos, mas ficam atrás dos cisnes. Enquanto patos e marrecos podem ter vários parceiros ao longo do tempo, os cisnes e os gansos são monogâmicos e escolhem um parceiro pro resto da vida.

Cisne – Belo e veloz

Das quatro aves mencionadas, o cisne é a maior. Algumas espécies podem chegar a pesar 20kg e medir até 1,70m de tamanho. Além do pescoço longo já mencionado, destaca-se pela sua beleza e por ser um animal dócil, nadando com elegância e servindo também como ave de ornamentação para lagos artificiais. Na natureza ele voa e desenha um “V” no céu quando está em pleno voo.

Ganso – Patrulheiro e histérico

Essa ave consegue viver por muito tempo, podendo chegar aos 50 anos de idade. Gostam de andar em bando e também podem ser criados para ornamentação, mas com um diferencial: são histéricos ao perceberem a presença de alguém estranho, isto é, servem como “cães” de guarda. Ainda, pode chegar a medir 1,10m de comprimento e a maior parte das espécies está no hemisfério norte.

Pato – Popular

De pequeno porte, os patos não costumam passar do 80cm de tamanho. Apesar de serem confundidos com o marreco, a diferença no bico faz com que eles sejam classificados como diferentes, como dito. E a diferença está na protuberância próxima às narinas: o bico do marreco é liso e não possui esse “detalhe”. Os patos são excelentes nadadores e conseguem mergulhar a profundidades de até 17 metros.

Marreco – O caçula

Ainda em comparação aos patos, são menores em tamanho, não atingindo mais de 50cm de tamanho. Possui postura mais horizontal em relação ao solo, enquanto os gansos costumam adotar uma posição mais verticalizada. Temos duas espécies de marrecos muito conhecidas no Brasil, que são o Paturi e o Irerê. Na região Sul, essa ave é muito utilizada na culinária.



Conheça nossos Livros da Área Avicultura:

Alimentação de Aves – Galinha, Frango, Codorna, Galinha D’Angola, Pato, Ganso, Peru, Faisão e Perdiz
Criação de Frango e Galinha Caipira
Galinha – Produção de Ovos

Fonte: Super Interessante – super.abril.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!