Arele Calderando e Rosana Cardoso Maia, autores do Livro AFE Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras Convencionais e Caipiras, ressaltam que, na criação de galinhas poedeiras, os gastos com a alimentação representam aproximadamente 70% dos custos de produção. Assim, é preciso que os produtores tenham conhecimento técnico básico relacionado a formulação de rações, o que favorecerá o sucesso na produção de galinhas poedeiras convencionais e caipiras.
Tanto o tipo de alimento quanto a frequência com que as galinhas o recebem, por exemplo, são fatores essenciais para que as galinhas consigam desenvolver ao máximo sua capacidade produtiva. Por serem poedeiras, as galinhas precisam de ração adequada para que possam produzir ovos de qualidade.
Confira a seguir algumas dicas para alimentar galinhas poedeiras:
Tipo de alimento e frequência
Em primeiro lugar, as galinhas precisam receber alimento adequado para seu tipo a partir de 18 a 24 semanas de idade, quando já atingem maturidade suficiente para a produção de ovos. Tanto os alimentos quanto os nutrientes são fundamentais para que elas produzam ovos de qualidade.
Cálcio
Aproximadamente 20 semanas após, deve-se aumentar o consumo de cálcio pelas galinhas, que necessitam de 2,5% a 3,5% em sua dieta, valor superior aos outros tipos de galinha. O cálcio é fundamental para a produção de ovos saudáveis e resistentes. É possível oferecê-lo a partir de conchas de ostra, cálcio granulado ou até rações que já venham fortificadas com cálcio.
Liberdade
Galinhas que são criadas livres conseguem “completar” sua dieta com outros elementos, como insetos, sementes e grãos. Os ingredientes disponíveis nesses alimentos deixarão o ovo produzido por elas mais saboroso. A criação livre, também denominada “cage-free” está em ascensão e garante o bem-estar dos animais, além de valorizar o preço dos produtos.
Proteína
A proteína deve ser oferecida na quantidade certa, cerca de 16% em sua dieta. Galinhas comuns necessitam, geralmente de 20% a 24%, mas as poedeiras não. Então, fique atento à ração e aos alimentos oferecidos a ela para que não se ofereça proteína em excesso.
Ração
Rações próprias para poedeiras já vêm com as propriedades necessárias e dão menos trabalho ao produtor durante o manejo. Porém, também há a possibilidade de formulação da própria ração, que deverá conter, como dito, 16% de proteína, 2,5% a 3,5% de cálcio. Geralmente, cada galinha consome 100g dessa ração por dia e é aconselhável que esse alimento seja oferecido todo de uma vez, com preferência para a parte da manhã.
Areia
É importante acrescentar areia na alimentação das aves, uma vez que esses grãos auxiliam na digestão do animal. Esse passo é especialmente importante para galinhas criadas confiadas, sem acesso a áreas abertas. Sem a areia, as galinhas não conseguirão digerir o alimento e, consequentemente, não conseguirão obter os nutrientes necessários para a produção de ovos.
Conheça nossos Livros da Área Avicultura:
Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras Convencionais e Caipiras
Galinhas Poedeiras – Criação e Alimentação
Galinha – Produção de Ovos
Fonte: WikiHow – pt.wikihow.com
por Renato Rodrigues
Criu galinha caipira e poedeiras Muito bom e quero continuar
Olá, Agnelo Firmino da Silva! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT
gostei excelente muito bom
Crio galinhas poedeiras misturado com caipiras assim produzo ovos galados. Que vacinas usar para os pintinhos?Gostei muito das dicas e devo adiantar que já pratico algumas. Grande abraço.
Olá, Orlando
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
O ideal procurar um especialista na área em sua região, para que o mesmo possa orientá-lo de forma mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika