WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Dicas imperdíveis para criar galinha caipira

Quando bem planejada e administrada, a criação de galinha caipira pode alcançar alta rentabilidade

Dicas imperdíveis para criar galinha caipira

“Engana-se quem avalia a criação de galinha caipira como uma atividade fadada ao fracasso. Quando bem planejada e com o manejo correto das aves, a produção de carne e ovos caipiras pode alcançar alta rentabilidade. Vale lembrar que o preço por quilo de carne de galinha caipira chega a 20% a mais que o da galinha convencional”, destaca Rosana Cardoso Maia, zootécnica e autora do Livro AFE Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras Convencionais e Caipiras.

O primeiro passo para o sucesso da criação de galinha caipira é comprar matrizes de produtores de aves caipiras credenciados. Nunca de granjas alternativas! O motivo da recomendação é porque as aves adquiridas de criadores reconhecidos no mercado apresentam ótimo potencial reprodutivo, com alta fertilidade. Se necessário, consulte um zootécnico de sua confiança para avaliar previamente as aves.

Instalações


Embora as galinhas caipiras sejam criadas livres da gaiola (cage-free), deve haver uma estrutura coberta com telhas. O galpão com tela lateral serve para abrigar as aves das intempéries climáticas (chuva, vento, frio e calor). Além disso, ele protege as galinhas contra o ataque de predadores, como gaviões, raposas e ratazanas. O chão deve ser de terra para que as galinhas possam ciscar sem que se machuquem.

O galinheiro deve alojar até quatro galinhas caipiras por m², para que mantenham o seu hábito natural e possam circular tranquilamente. No aviário, também deve haver um espaço para a postura de ovos caipiras. Nesse espaço, o tratador deve observar as poedeiras para que elas não pisoteiem os ovos. Assim que forem postos, eles devem ser retirados do local para incubação ou comercialização.

Manejo alimentar 


Embora alguns produtores de galinhas caipiras forneçam a elas ração, a prática não é adequada, pois altera o sabor e a textura da carne. O ideal é alimentar as aves caipiras com milho de qualidade, verduras e frutas frescas. Esses alimentos suprem as necessidades nutricionais das aves e permitem ganho natural de peso. Para que os produtos sejam legitimamente caipiras, restos de comida com temperos e corantes não são indicados.

As refeições devem ser fornecidas duas vezes ao dia – uma porção ao amanhecer; outra, após o meio dia. Dessa forma, as aves caipiras se alimentam melhor, pois, no dia seguinte, terão maior apetite, já que passaram mais de oitos horas sem alimento.

Postura de ovos


O monitoramento da postura deve ocorrer pela manhã rotineiramente. O tratador deve inspecionar cada canto do galinheiro, especialmente na primavera, estação com pico de postura (de um a dois ovos por dia). Para selecionar os ovos férteis, basta posicioná-los contra a luz. Se a gema apresentar finas enervações, o ovo foi fertilizado pelo galo caipira. Nesse caso, ele deve seguir para a incubadora.

Conheça os Livros AFE da Área Avicultura.

Leia o artigo "Dicas para alimentar galinhas poedeiras."

Fonte: novonegocio.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!