A criação de galinhas poedeiras é uma atividade lucrativa e em expansão em nosso país. As galinhas, que são criadas com o objetivo de produção de ovos, precisam, dentre outras coisas, de alimentos e nutrientes adequados, para que sua produção seja de qualidade.
Arele A. Calderano e Rosana Cardoso Maia, autoras do Livro AFE Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras Convencionais e Caipiras, explicam que os gastos com a alimentação representam aproximadamente 70% dos custos de produção, o que significa um alto valor econômico, que precisa ser utilizado da melhor forma.
O Cálcio é um elemento essencial para a formação da casca do ovo. Para uma formação adequada da casca, a galinha precisa receber aproximadamente 4,1g/dia desse elemento, para que, além disso, ela consiga depositar na gema, repor perdas teciduais e manter a homeostasia iônica, que é regulada pela concentração do cálcio, na forma ionizada.
Indo contra o pensamento antigo, ao chegar ao quarto final do período produtivo, de primeiro ou segundo ciclos, a exigência desse elemento é pouca coisa menor: 4g/dia. Nessa fase da vida, aumentar o fornecimento de cálcio não significa melhora no problema da casca, comum em idades mais avançadas, mas sim o fornecimento equilibrado dos minerais e, por consequência, o equilíbrio eletrolítico.
O Cálcio dietético aparece na corrente sanguínea após a absorção, podendo ser de duas formas: livre ou ligado à proteína transportadora ou sais orgânicos. A forma não difusível, a complexada, funciona como um “estoque plasmático”, muito disponível para que seja ionizado, à medida em que o Ca difusível vai sendo incorporado na formação da casca.
O excesso é depositado nos ossos, estrutural ou medular, formando um estoque menos variável, mas não menos importante. Isso, principalmente, quando todo o processo de formação da casca transcorre durante o tempo em que a ave fica no escuro e não se alimenta.
Ainda que as aves precisem extremamente desse elemento, ainda há discussões quanto à forma que ele deve ser oferecido na ração. Deveria ser suplementado com matérias primas mais volumosas e menos pulverlentas do que o calcário padrão, especialmente no verão e na fase final do ciclo reprodutivo.
A recomendação incide no uso de calcário calcítico tipo pedrisco ou farinha de ostra em partículas grandes na ração, o que seria responsável por proporcionar a liberação do cálcio de uma maneira mais lenta, disponibilizando-o no pool plasmático durante a formação da casca no período noturno.
Outra opção seria a de fornecimento de parte da alimentação diária necessária ao final do dia, aproximadamente duas horas antes do entardecer ou 4 horas antes do apagar das luzes no aviário.
Conheça nossos Livros da Área Avicultura:
Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras – Convencionais e Caipiras
Galinhas Poedeiras – Criação e Alimentação
Galinha – Produção de Ovos
Fonte: Avicultura Industrial – aviculturaindustrial.com.br
por Renato Rodrigues
Quantos dias posso dar o calcio?
Olá, Flaviane Aparecida de Souza Rodrigues! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez contato com você, passando informações sobre a área desejada.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT
Pq as galinhas (.4 ) estão comendo os ovos q põem ?
Olá, Sergio! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.
Eu tenho 40 galinhas da raça Embrapa 051, há duas semanas que estou percebendo que a produção do tamanho dos ovos estão menores. O que preciso fazer para aumentar o tamanho dos ovos??? Existe algum alimento Para completar a alimentação??
Olá, Márcio Baio
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
O ideal é procurar um especialista na área, para que ele possa analisar sua criação e orientá-lo da melhor maneira mais eficiente, para que seja possível solucionar esses problemas.
Atenciosamente,
Erika
Tenho q acrescentar calcário e calcite a ração de mandioca para poedeiras
Olá, Alan
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
A recomendação incide no uso de calcário calcítico tipo pedrisco ou farinha de ostra em partículas grandes na ração, o que seria responsável por proporcionar a liberação do cálcio de uma maneira mais lenta, disponibilizando-o no pool plasmático durante a formação da casca no período noturno.
Atenciosamente,
Erika
Espécies de Galinhas...
Olá, Paulo! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita. :)
O CPT possui uma área de Cursos a Distância na Área Avicultura que podem lhe auxiliar bastante. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.
Vcs tem zap Boa noite 94 992728333
Olá.Reginaldo
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você através do contato informado.
Atenciosamente,
Erika Lopes
Artigo muito bom elucidativo, gostei. Em quanto tempo chega os livros?
Olá, Antônio
Tudo bem?
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre curso, formas de pagamentos e envio.
Atenciosamente,
Erika Lopes