Criação de Galinha Caipira

Uma Alternativa mais Saudável de Consumo

As Galinhas Caipiras são excelentes chocadeiras

As galinhas caipiras vêm atraindo cada vez mais o interesse de produtores, pois tratam-se se animais campestres e resistentes à doença. Além disso, o baixo custo, e a qualidade da carne e ovos estimulam a criação doméstica destes animais. As galinhas caipiras são resultado de uma mistura de raças, e apresentam a designação “caipira” por conta do estilo de alimentação mais natural (pasto, insetos, minhocas, etc.) que elas têm.


Com relação à criação de galinhas caipira em escala industrial, o livro Sistema Caipira de Criação de Galinhas, escrito por Roberto Dias de Moraes e Silva nos fala que é utópico, ainda, pensar em criar este tipo de ave industrialmente, pois elas não botam mais que 70 ovos por ano, e a carne, embora saborosa, não apresenta muita corpulência. Por esse motivo, ele defende a ideia da criação da galinha industrial no sistema caipira; apresentando assim mais qualidade no produto industrializado.

O autor, também fala sobre a diferença entre os produtos industriais e os produtos caipiras. Os ovos industrializados, por exemplo, podem ser brancos ou vermelhos; possuem vários segmentos de comercialização; apresentam preços baixos; atendem à demanda da população; apresentam as gemas de coloração amarelo claro, e os ovos são inférteis. Com relação ao frango de corte industrializado, estes apresentam muita carne; possuem baixo preço; possuem carne macia; e têm a carcaça de coloração amarelo claro.

Já as galinhas ou frangos caipiras são aves que não sofreram nenhum tipo de melhoramento genético, apresentando uma produtividade muito mais baixa em relação à ave industrial moderna. Entretanto, os ovos apresentam a gema de coloração amarelo forte, a carne, apresar de firme, tem um sabor acentuado e cor mais intensa. E, apesar de botarem pouco, é importante ressaltar que estas aves são excelentes chocadeiras.

Outra vantagem é o grande grau de aproveitamento da galinha caipira. As suas penas são utilizadas no artesanato; o esterco é utilizado como adubo orgânico; e as vísceras, depois de tratadas, podem ser utilizadas na fabricação de ração para outros animais.

Dessa forma, percebemos que a galinha caipira, é, sim, interessante para o pequeno criador, mas, em dimensão industrial é necessário que se opte pelo frango comum. Contudo, é possível tornar a sua criação de frangos diferenciada, basta adotar os moldes caipiras na criação de galinhas industriais.

Por: Monica de Freitas

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade