WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Criação de codornas: saiba como alimentá-las da forma correta

O manejo alimentar adequado à fase e finalidade de criação é determinante para melhorar o desempenho produtivo e reprodutivo das codornas

Criação de codornas: saiba como alimentá-las da forma correta

“A criação de codornas é considerada uma atividade altamente lucrativa, mas depende do conhecimento e do planejamento do coturnicultor. O manejo alimentar adequado à fase e finalidade de criação é determinante para melhorar o desempenho produtivo e reprodutivo das codornas”, ressalta Luiz Fernando Teixeira Albino, Doutor em Zootecnia e professor do Livro AFE Criação de Codornas - Para Produção de Ovos e Carne.

Alimentação (codornas machos e fêmeas reprodutores)


A seleção dos melhores reprodutores (machos e fêmeas), criados em instalações adequadas, garante a boa produtividade das codornas. Entretanto, um dos fatores que potencializam o potencial produtivo e reprodutivo das codornas é a alimentação. Para isso, é imprescindível que a ração esteja livre de aditivos químicos e seja balanceada com os nutrientes (como proteína) na proporção correta.

Todos os ingredientes da formulação da ração devem estar distribuídos, de forma equilibrada, conforme porcentagem recomendada. No caso da proteína, a baixa porcentagem na ração reduz a produção das codornas. Já a alta porcentagem prejudica a eclosão dos ovos das codornas e gera alguns problemas, como falta de apetite e perda de peso.

O correto manejo alimentar das codornas (machos e fêmeas reprodutores) garante a manutenção da boa saúde das aves, além de promover uma série de vantagens, como maior probabilidade de embriões sadios, maior índice de eclosão dos ovos, maior vitalidade das codornas recém-nascidas, maior produtividade das fêmeas de codorna e maior fecundidade dos machos de codorna.

Alimentação (codornas recém-nascidas)


As codornas recém-nascidas devem ser privadas de alimento nas primeiras 24 horas de vida. A prática permite que as avezinhas se alimentem apenas de substâncias presentes no saco vitelino tão importantes para a boa imunidade das codorninhas. Nesse mesmo período, elas devem ficar na câmara de eclosão para a sua penugem secar.

Após 24 horas, as codornas recém-nascidas devem ser retiradas da câmara de eclosão e encaminhadas às criadeiras, com fonte artificial de calor – caso contrário, elas podem morrer. Nesse local, as codorninhas devem receber ração inicial (com 30% de proteína) e água fresca à vontade com livre acesso a bebedouros e comedouros.

Alimentação (codornas em crescimento)


Quando as codorninhas atingirem 20 dias de vida, elas devem receber ração de crescimento com cerca de 25% de proteína. É fundamental que a mudança alimentar ocorra gradativamente para adaptação das codornas – de outro modo, as aves terão seu desenvolvimento comprometido pelo estresse.

Alimentação  (codornas de postura)


Quando a fêmea de codorna entrar na fase adulta, ela deve receber ração de postura (com 23% de proteína) e ração de manutenção (com 12% de proteína). O mesmo vale para o macho de codorna. Do nascimento da ave aos 15 dias de vida, a avezinha consome, em média, 2 gramas de ração por dia. A partir do 15° dia, passa a consumir 12 gramas diárias de ração.

Conheça os Livros AFE da Área Avicultura.

Leia o artigo "Monte a sua criação de codornas!"

Fonte: aviculturaindustrial.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!