WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Anatomia, fisiologia e morfologia das aves

Conheça um pouco mais da anatomia, fisiologia e morfologia das aves

Ave voando

Cientificamente aves são classificadas como animais vertebrados endotérmicos cobertos com penas, dotados de membros anteriores transformados em asas e membros posteriores com função de locomoção bipedial. Possuem a temperatura corporal mais alta entre os animais, com sacos aéreos dispostos por todo o corpo e ossos pneumáticos.

As penas têm diversas funções. Entre elas, o isolamento térmico, a impermeabilização, a camuflagem, o auxílio no voo e na natação. São trocadas anualmente, em geral. Esse processo de troca de penas é conhecido como muda e sofre variações de entre as diferentes famílias de aves.

O sistema respiratório das aves é singular. Os sacos aéreos se comunicam com os pulmões, com o oco dos ossos e a boca, o que proporciona redução do peso e, consequentemente, permite com que elas voem. Os sacos aéreos, assim como as penas, atuam, também, no isolamento térmico.

O esqueleto também ganhou importância no voo e na locomoção das aves durante o processo de evolução. São, geralmente, mais finos e não dispõem de medula óssea, excetuando-se as aves que não voam, como é o caso dos pinguins e dos avestruzes. Aves apresentam um esterno com uma quilha bem desenvolvida, originando-se, daí, os músculos que são responsáveis pelo voo delas.

São animais ovíparos e a sua reprodução engloba a escolha dos parceiros, a construção dos ninhos, os cuidados com os filhotes e aspectos fisiológicos. Nas aves, a presença de características que evidentes que diferem os sexos nem sempre está presente, mas em alguns casos é facilmente perceptível, como o tiê-sangue, ave que apresenta coloração vermelha viva em machos e amarronzada em fêmeas.

Uma característica muito famosa de muitas aves é o seu canto. A produção desses sons só é possível devido à existência de um órgão denominado siringe, que está localizada ao final da traqueia, ao passo que, nos mamíferos, a voz é produzida pela laringe. Algumas aves podem apresentar mais de 20 cantos diferentes.

Aves são animais extremamente adaptáveis. Os bicos são um exemplo dessa adaptação. Pelo fato das asas e penas serem altamente especializados, o bico se torna a parte do corpo especializada em coletar e manusear alimentos, explicando a extensa variedade de e formatos de bicos.

Por fim, o sistema digestivo também é diferenciado em relação a outros animais. O papo é uma característica singular, responsável por armazenar excesso de alimento, mas, essa característica não está presente em todas as espécies. A moela também é outro órgão especial, que armazena pedras e outros pequenos objetos duros que auxiliam na moagem de alimentos.

Conheça nossos Livros da Área Avicultura


Criação de Frango e Galinha Caipira
Galinha – Produção de Ovos
Alimentação de Aves

Fonte: Save Brasil – savebrasil.org.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Nilson Carlos dos santos

25 de jul de 2020

Nao estou conseguindo fazer a compra do livro produção de ovos.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

10 de set de 2020

Olá,Nilson 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com você para auxiliar você, no processo de aquisição do livro.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!