WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Você sabe como escolher uma boa colheitadeira de café?

Na cafeicultura, o investimento em boas colheitadeiras de café reduz os gastos com a mão de obra

Você sabe como escolher uma boa colheitadeira de café?

A competitividade na cafeicultura nacional é acirrada. Com isso, os cafeicultores têm investido em tecnologia para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos grãos de café. Muitos mecanizaram a colheita do café para um produto com alto padrão quantitativo e qualitativo. Sem falar que “o investimento em boas colheitadeiras de café reduz os gastos com a mão de obra e libera o cafezal mais cedo para nova florada”, explica Juarez de Souza e Silva, autor do Livro AFE Colheita, Secagem e Armazenagem de Café.

Como escolher uma boa colheitadeira de café?

Ajustes da velocidade


Um dos fatores determinantes para uma colheita de café eficiente é a regulagem da velocidade da colheitadeira. Sendo assim, o modelo deve permitir ajustes simples para maximizar a performance do equipamento e otimizar o trabalho. Entretanto, de nada adianta uma boa máquina, se o operador não for qualificado para tal. Se o ajuste da velocidade for maior, a colheita será mais rápida, mas o aproveitamento, menor. Em contrapartida, se a velocidade for menor, a desfolha será maior.

Derriçador do equipamento


As melhores colhedoras de café apresentam derriçador constituído de hastes projetadas para desprenderem os grãos do cafeeiro com a vibração. Entretanto, assim como o ajuste da velocidade, é importante que o operador saiba regular a máquina para a máxima eficiência do derriçador. É importante que o nível de vibração seja ideal para que a colheita dos grãos seja feita de modo adequado.

Topografia do terreno


Antes de escolher o modelo da colheitadeira de café, o cafeicultor deve avaliar a topografia do terreno onde o cafezal está implantado. Áreas com inclinação muito acentuada inviabilizam o uso da máquina. Para evitar prejuízos e garantir a segurança do operador no processo de colheita, é impreterível que a colhedora seja adequada à declividade do terreno. Grande parte das colheitadeiras do mercado são projetadas para uma declividade de até 20%.

Produtividade do cafezal


De fato, uma eficiente e adequada colheitadeira de café garante ao produtor rural rápido e frutífero retorno do investimento. A escolha da máquina deve considerar a produtividade do cafezal, pois quanto maior ela for, melhor será o rendimento do equipamento. Sem falar que cafeicultor torna a lavoura de café viável economicamente, já que os custos operacionais são significativamente reduzidos.

Espécie de cafeeiro e espaçamento


A aquisição da colheitadeira de café deve ser fundamentada na espécie de cafeeiro cultivada. O porte e o diâmetro da planta devem ser avaliados. Normalmente, as espécies cultivadas no Brasil apresentam porte de 1,20 a 4,50 metros e diâmetro em torno de 2,20 metros. Em relação ao espaçamento entre linhas, recomenda-se uma distância de 2,80 metros. Já o espaçamento entre plantas deve ser de 0,7 a 1 metro para permitir a fácil operação da máquina no cafezal.

Conheça os Livros AFE da Área Agricultura.

Leia o artigo "Dicas para o correto armazenamento de café."

Fonte: blog.jacto.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!