WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Tutorial para montar viveiro de mudas

Para montar o viveiro de mudas, são necessários alguns cuidados, principalmente quanto à localização e estrutura

Tutorial para montar viveiro de mudas

“Quando falamos de uma área específica protegida com lona transparente, onde são adotadas técnicas de plantio, para o desenvolvimento de mudas de plantas ornamentais ou arbóreas, nós nos referimos a uma estrutura chamada viveiro. Nele, ao atingirem uma determinada altura, as mudas são comercializadas para transplante em local definitivo”, Ivar Wendling, Mestre em ciência florestal e autor do Livro AFE Planejamento e Instalação de Viveiros.

Entretanto, para montar o viveiro de mudas, são necessários alguns cuidados, principalmente quanto à temperatura interna. Por esse motivo, deve ser usada uma lona transparente a uma altura de aproximadamente três metros. Dessa forma, a área interna será bem ventilada, o que reduzirá a temperatura, garantirá áreas de sombreamento para as mudas e impedirá o contato destas com o sol forte.

Localização estratégica


O local deve estar próximo à área de plantio definitivo ou comercialização. Da mesma forma, deve facilitar o escoamento da produção e a entrada de insumos. Outro fator fundamental é a disponibilidade de água para irrigação. Já o terreno deve apresentar 2 a 3% de declive, com boa drenagem, sem plantas invasoras. Por fim, o viveiro deve ser implantado em regiões com condições climáticas propícias às mudas.

Instalação e estrutura


O espaço do viveiro deve ser amplo para permitir a perfeita acomodação das mudas. Além disso, não pode apresentar declive elevado, como prevenção contra erosão. Além disso, a baixa declividade viabiliza a instalação de sistemas de irrigação por gotejamento ou aspersão. Na estrutura, deve haver uma área para a casa de vegetação, ou seja, ambiente com temperatura e umidade do ar controladas.

Atém disso, devem ser erguidos um galpão semiaberto (apropriado para a época das chuvas) e outro galpão para o armazenamento de insumos. Da mesma forma, deve ser providenciado um reservatório de água para suprir as necessidades hídricas das mudas. Não se pode esquecer do almoxarifado para estocar materiais. Um escritório e uma área para atendimento aos clientes também são necessários.

Equipamentos e mão de obra


Enxadas, pás, tesouras para podas, regadores, dispositivos de irrigação e bombeamento de água, pulverizadores, bandejas, tubetes, plásticos de estufa, sombrites, entre outros, são de suma importância para dar maior fluidez às atividades do viveiro. São essas tarefas que determinarão quantos funcionários contratar. Independentemente do número de profissionais, todos devem ser bem capacitados. O valor do investimento será embasado no quadro de funcionários, no volume de produção e no porte do viveiro.

Conheça os Livros AFE da Área Jardinagem e Paisagismo.

Leia o artigo "Conheça o Angico, árvore que possui propriedades medicinais."

Fontes: novonegocio.com.br; destinonegocio.com

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!