WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Tipos de substrato

O substrato é responsável por auxiliar no crescimento e desenvolvimento das plantas

Substrato

Quando falamos de jardinagem, é impossível deixar de pensar no substrato. É através desse material, que é resultado da combinação de dois ou mais componentes orgânicos, minerais e sintéticos, que a planta encontrará a forma de se germinar e se desenvolver. Os substratos podem ser divididos em dois grupos: substrato inerte e substrato orgânico.

Substrato orgânico é o substrato rico em macronutrientes e pode ser composto de vários materiais orgânicos e adubo. Já o substrato inerte contém níveis mínimos ou nenhum nível de nutrientes, mas auxiliam no aumento da drenagem do solo e retém oxigênio. Devem conter um nível mínimo de alimento (<0,7EC) para não influenciarem na dosagem do fertilizante, sendo muito indicado para a clonagem de plantas.

Conheçamos agora os principais substratos inertes:

Fibra de Coco

Esse substrato é feito a partir da casca do coco e tem como principal característica a boa retenção de água. Ainda, auxilia na ramificação das raízes e, também, ajuda na aeração da terra.

Perlita

Esse material é proveniente de vulcões e só pode ser encontrado em algumas regiões do mundo. Sua principal característica é a expansão, que pode chegar a 20x o seu volume original quando exposta a altas temperaturas. Aquecida a mais de 900°C, tem expansão similar à da pipoca, devido ao fato de conter muita água retida no mineral cru, que evapora durante o aquecimento. Por consequência, é um produto com peso bem reduzido e propriedades físicas excelentes. Também desempenha o papel de drenagem da água e pode ser usada junto ao pó de coco ou à turfa.

Turfa

É um substrato encontrado em regiões pantanosas. Possui a vantagem de reter água até 20 vezes o seu peso, porém tende a deixar o pH ácido. Por isso, é preciso atenção ao usá-la.

Vermiculita

Originária dos minerais basálticos, retém 5x o seu peso em água é um substrato excelente para aerar e reter água, assim como a fibra de coco.

Húmus

É proveniente da decomposição de microrganismos pelas minhocas. Após sua formação, libera nutrientes, como o nitrogênio, e é bastante usado por conta da sua função de preparador para o solo.

Carolina Soil

É um composto de substratos feitos sob medida, com baixo EC e densidade baixa, o que garante uma boa alimentação e oxigenação para a planta cultivada nele.




Conheça nossos Livros da Área Jardinagem e Paisagismo:

Substrato, Adubação e Irrigação na Produção de Mudas
Produção de Mudas para Arborização Urbana
Paisagismo – Elementos de Composição e Estética



Fonte: Prazeres da Casa – blog.prazeresdacasa.com.br


por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Elaine Aparecida Gomes Farias

13 de mai de 2020

Parabéns pelo conteúdo,de fácil entendimento objetivo e claro. Grata pelas publicações

Resposta da Aprenda Fácil Editora

15 de mai de 2020

Olá,Elaine 

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os títulos que temos na área, que ao adquiri-los você irá aprimorar ainda mais seus conhecimentos.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!