A Aprenda Fácil é uma editora do Grupo CPT, referência em educação a distância no Brasil!

Sistemas caseiros para a hidroponia

Mesmo em apartamentos, sacadas e casas sem área para cultivo de plantas, é possível ter um sistema hidropônico

Sistema hidropônico - imagem ilustrativa

A hidroponia é um método de cultivo considerado inovador e ecológico, dado que produz alimentos utilizando até 90% de água a menos do que o cultivo convencional e pode ser feito sem o uso de herbicidas ou pesticidas químicos, tendo como resultado alimentos mais rápidos e saudáveis.

Herminia Emilia Prieto Martinez, autora do Livro AFE Manual Prático de Hidroponia, destaca que o cultivo hidropônico não é tão complicado quanto parece, mas exige dos produtores conhecimentos relacionados à nutrição mineral de cada planta e às técnicas de cultivo e manejo.

É importante destacar que o cultivo hidropônico pode ser feito em apartamentos, terraços e sacadas, pois as plantas não precisam do solo para se desenvolverem e permitem seu cultivo em tubos de PVC ou em garrafas PET.

Contudo, para receberem a solução nutritiva, as plantas necessitam de um sistema de irrigação, que pode ser feito de várias formas:

Tubos de PVC

É possível montar um sistema hidropônico com tubos de PVC, fixados em uma parede e interligados para que a solução possa circular entre eles. É indicado para muros externos e paredes em sacadas e apartamentos.

Interligados por joelhos, em um posicionamento horizontal e paralelo, monta-se um sistema cíclico, que, com uma mangueira, recebe água do tubo mais baixo e envia para o tubo mais alto. Para recebê-la e enviá-la, porém, é necessária uma bomba. Essa bomba pode estar, por exemplo, dentro de um balde.

Também é necessário colocar um filtro para limpeza, que pode ser feito com recipiente de plástico com manta acrílica. Essa filtragem é necessária pois a circulação de água pode ser interrompida devido a resíduos de raízes ou folhas, que descem com o fluxo produzido pela bomba. O sistema deve ser parado e a manta deve ser limpa mensalmente.

Garrafas PET

A montagem de um sistema hidropônico com garrafas PET é semelhante à de tubos de PVC. Corta-se as garrafas em formato de um copo, colocando as mudas e segurando-a no lugar por um pedaço de espuma fenólica.

Nesse sistema, também é necessário dispor de um reservatório, uma bomba e mangueiras para conduzir a água limpa ou com os nutrientes. Empilha-se as garrafas, colocando na mais alta o final da mangueira que sai da bomba e envia a coluna de água.

Seguindo a gravidade, a água vai descendo de garrafa para garrafa, até chegar no reservatório, que está em baixo e recebe, no gargalo, a última garrafa PET do sistema. Nessa última garrafa deve-se colocar uma mangueira para que a água passe através dela até um filtro de limpeza com manta acrílica, que desemboca no reservatório. Chegando nessa última fase, a água filtrada do reservatório é levada por uma mangueira até a bomba, fazendo com que o ciclo se reinicie.

Como montar esse sistema?

Há no mercado alguns kits prontos para a hidroponia, que podem ser adquiridos, inclusive, para cultivos específicos. Além dos kits prontos, é possível encontrar também outros itens essenciais para o cultivo hidropônico, como o medido de pH para calibrar a quantidade de sais utilizados na solução nutritiva.

 


Conheça nosso Livro da Área Hidroponia:

Manual Prático de Hidroponia

Fonte: Irrigação.net – irrigacao.net
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Manual Prático de Hidroponia

Livro

Manual Prático de Hidroponia

R$ 87,00 à vista ou em até 12x de R$ 7,25 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade