Em meio a tantas boas ideias, qualquer empresa não consegue levá-las a diante se não dispuser de uma boa gestão de projetos. Por mais brilhante que a ideia seja e por mais que estejam envolvidos os melhores profissionais, ela pode fracassar caso não haja um gerenciamento de projeto detalhado e cuidadoso.
Os autores do Livro AFE Gestão de Projetos – Elaboração e Planejamento, José Júnior Lima Alves de Oliveira e Paulo César Barroso Veríssimo, explicam que a gestão de projetos necessita de técnicas, conceitos e ações muito bem pensadas para não transformar em frustração o que poderia ser considerado brilhante.
Para entendermos o que é uma gestão de projetos, vamos primeiro ao dicionário para entender o que é um projeto:
- Plano;
- Planejamento que se faz com a intenção de realizar ou desenvolver alguma coisa: projeto de lei;
- Esquema;
- Noção inicial, escrita e detalhada, do que se pretende desenvolver; aquilo que se pretende realizar, de acordo com esse esquema: projeto de pesquisa;
- Escritura provisória de um texto;
A definição não é muito esclarecedora. Em ambientes corporativos, ela pode ser respondida, de acordo com o PMBOK¹, como um “esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo”.
Temos, a partir desse significado, que um projeto tem duração temporária, ou seja, deve possuir início, meio e fim, diferentemente de ações, que devem ser contínuas. Então, é possível concluir que a construção de um imóvel, o desenvolvimento de um novo software ou o lançamento de um produto, por exemplo, são projetos.
As características de um projeto, entre outras, são:
- Prazo definido;
- Requer planejamento, execução e controle;
- Produz resultados únicos e exclusivos;
- Tem evolução progressiva e é feito em etapas;
- Requer uma equipe de profissionais para desenvolvê-lo;
- Possui recursos limitados.
Basicamente, ele funciona em 5 grupos de processos de gerenciamento de projetos:
- Iniciação
- Planejamento
- Execução
- Monitoramento e controle
- Encerramento
Então, resumindo, o que é a gestão de projetos?
A partir de todas as informações aqui apresentadas, é possível concluir que a gestão de projeto consiste na aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidades para garantir a prosperidade de algum projeto. Para realizar uma boa gestão de projetos é preciso agilidade, dinâmica e cuidado a todos os detalhes.
¹ O Guia PMBOK identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, que é amplamente reconhecido como boa prática, sendo em razão disso, utilizado como base pelo Project Management Institute (PMI). Uma boa prática não significa que o conhecimento e as práticas devem ser aplicadas uniformemente a todos os projetos, sem considerar se são ou não apropriados. Fonte: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Management_Body_of_Knowledge>
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Fonte: Project Builder – projectbuilder.com.br/blog/
por Renato Rodrigues