Saiba mais sobre avaliação de propriedade rural

Na avaliação de propriedade rural, um profissional especialista realiza uma criteriosa apreciação do imóvel conforme o mercado da região

Saiba mais sobre avaliação de propriedade rural

Na avaliação de propriedade rural, um profissional especialista realiza uma criteriosa apreciação da dimensão, da exploração, do retorno financeiro, das benfeitorias, das máquinas, dos equipamentos, dos veículos, dos semoventes (rebanhos), dos recursos naturais e da situação em que se encontra. Todo imóvel cuja exploração agropecuária (cultivos e criações animais) apresenta fins comerciais é considerado propriedade rural.

“Ao avaliar o imóvel rural, o proprietário passa a conhecer o real valor do bem, além de otimizar o controle do patrimônio e cumprir a legislação vigente. Sem falar que o dono da propriedade se prepara melhor para venda, troca ou junção, caso isso esteja em seus planos”, destaca Domingos Mota Martins, renomado avaliador de imóveis e autor do Livro AFE Imóveis Rurais - Como Classificar e Avaliar Propriedades Rurais.

Um bom laudo de avaliação de imóveis rurais depende basicamente da participação ativa do proprietário rural e do avaliador do imóvel. Este último deve estar atualizado em relação ao mercado da região, além apresentar características como seriedade, competência e experiência na área. Mesmo porque estão em jogo bens cujo valor, muitas vezes, extrapola a cotação monetária.

Documentação


Após identificação da finalidade da avaliação da propriedade rural, como aquisição, arrendamento, garantia, junção de negócios ou aporte de capital, o próximo passo é reunir a documentação concernente ao imóvel rural. Vale lembrar que a entrega do laudo até prazo previamente acordado depende da compilação de todos os documentos por parte do dono do imóvel.

Vistoria


Durante a vistoria da propriedade rural, o engenheiro de avaliação identifica atributos construtivos, físicos e topológicos do imóvel. O processo também considera o mercado da região onde se localiza o ativo. Na vistoria, são avaliados denominação e dimensões do imóvel; terras; obras e melhorias; máquinas e equipamentos; construções e instalações; produções agropecuárias; assim como atividades de agroturismo e agroindústria.

Laudo de avaliação


O laudo de avaliação deve apresentar informações detalhadas sobre o solicitante e o imóvel, além de roteiro de acesso ao imóvel, descrição da região, pesquisa de valores, diagnóstico de mercado; data da vistoria, resultado da avaliação e data de referência, bem como local e data do laudo. A qualificação legal completa do documento e a assinatura do profissional responsável também são de suma importância.

Conheça os Livros AFE da Área Administração Rural.

Leia o artigo "Como otimizar a sua propriedade rural e aumentar seu lucro."

Fonte: investorcp.com

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade