Assim como a contratação faz parte da rotina de empresas, a demissão também. Porém, a segunda possui um caráter mais pesado e precisa ser feita de uma forma pensada. Em muitos casos, a demissão pode afetar a carreira, autoestima e até a família de um funcionário. Por isso é preciso que ela seja feita da melhor forma.
Os autores do Livro AFE Como Gerenciar Pequenas Empresas ressaltam que a demissão é necessária, mas necessita de vários fatores para que não se transforme em algo doloroso para o funcionário que não fará mais parte da equipe.
A demissão de um funcionário também não afeta apenas ele, mas sim toda a equipe, a empresa e a rotina do trabalho. Seja pela redistribuição de tarefas para os que “sobraram” ou pela entrada de um novo funcionário, a equipe será afetada diretamente e necessitará de um período de adaptação.
Para evitar transformar o momento da demissão em um momento emocional e não racional, apresentaremos algumas dicas para que você saiba como demitir o seu funcionário:
Reunião mais tranquila
Para que esse momento seja menos pesado e mais direto, prepare uma reunião e reúna todos os documentos e formulários necessários para informar ao seu funcionário sobre a demissão e sobre o pagamento de valores devidos. Mas, fique atento para que essas informações não vazem e o seu funcionário descubra antes de você contar para ele.
Cara a cara
Seja profissional e faça isso você mesmo, pessoalmente. Dessa forma será possível controlar as emoções do funcionário e agir de forma a amenizar a situação. Durante o tempo em que ele trabalhou pra você, certamente você cobrou uma postura profissional e, no momento final, também deverá ter uma.
Por escrito
No momento em que recebem a notícia, muitas pessoas costumam sofrer um impacto e acabar deixando passar detalhes e informações importantes. Para isso, mande um e-mail logo após a demissão com tudo o que foi conversado, bem como as informações sobre valores que serão pagos e outras de igual relevância.
Testemunhas
Além de você e seu funcionário, é interessante a presença de uma terceira pessoa, que pode ser um profissional do RH, outro gerente ou até um advogado. Isso será importante caso o funcionário reaja de forma negativa ou, em casos mais extremos, tente agredir verbal ou fisicamente.
Momento certo
Cabe a você definir qual o melhor momento para ter essa conversa. Algumas pessoas dizem que é melhor na sexta-feira, após o expediente e outras dizem que é melhor na segunda-feira, logo na primeira hora de trabalho. Escolha o momento ideal, de acordo com suas necessidades e rotina da empresa.
Objetividade
Na hora do fatídico anúncio, seja claro, direto e objetivo. Vá direto ao ponto, evitando enrolar demais seu funcionário e também apresente detalhadamente os motivos que levaram à demissão dele.
Seja cordial
Ainda que esteja demitindo, você não deverá ser grosso ou fechado. Opondo-se a isso, você deve ser educado, cordial, respeitoso e gentil com seu funcionário.
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Fonte: Saia do lugar – saiadolugar.com.br
por Renato Rodrigues