WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Recomendações para cultivar feijão-guandu

Quando bem manejado, o feijão-guandu apresenta alto valor nutricional, principalmente como fonte de proteína para o gado

Recomendações para cultivar feijão-guandu

O feijão-guandu (Cajanus cajan) é uma leguminosa forrageira com fins de alimentação animal e humana, bem como adubação verde. “Quando bem manejado, o guandu torna-se muito produtivo e gera sementes com alto valor nutricional, principalmente como fonte de proteína para o gado (cerca de 22%)”, ressalta Bruno Borges Deminicis, especialista em Forragicultura e autor do Livro AFE Leguminosas Forrageiras Tropicais.

As vagens do guandu apresentam cores variadas, de verde amarronzada a púrpura. Com comprimento de 8 cm e largura de 1,4 cm, a vagem protege as sementes do guandu, que podem chegar ao total de 9, com o diâmetro de até 8 milímetros. Antes da maturação, as sementes podem apresentar as cores cor verde ou púrpura, que mudam para preta, castanha, amarela ou branca, assim que se tornam maduras.

Temperatura e índice pluviométrico


As temperaturas ideais para o cultivo de feijão-guandu devem permanecer entre 20 e 40°C ao longo do ciclo da cultura. Essa leguminosa forrageira não tolera temperaturas excessivamente baixas, muito menos, geadas. Não é mera coincidência que a planta é cultivada em regiões tropicais e subtropicais. Quanto ao índice pluviométrico favorável ao guandu, ele pode variar de 500 milímetros até 1.500 milímetros ao ano.

Tipos de solo e pH


O plantio deve ser realizado em solo profundo e com boa drenagem, pois essa leguminosa rasteira não tolera encharcamentos. Em solo vermelho, o guandu desenvolve grande número de nódulos, o que facilita a fixação de nitrogênio. A melhor performance produtiva dessa forrageira ocorre em solo com pH 7 (neutro). Entretanto, ela também consegue se desenvolver em solos com pH 5, 6 e 8.

Calagem e adubação


A calagem do guandu é feita com calcário dolomítico, para corrigir a acidez do solo, incorporar cálcio e magnésio, além de disponibilizar fósforo e molibdênio para a planta. Este último é considerado micronutriente indispensável à nodulação, fundamental à fixação de nitrogênio. Aplicar superfosfato simples também é essencial à cultura, pois supre as deficiências do solo em fósforo e enxofre.

Semeadura e espaçamento


A época ideal para a semeadura do feijão-guandu ocorre, em novembro e dezembro, quando começam as chuvas. Para formação de pastagem, o espaçamento recomendado é de 2 a 3 metros entre linhas, para uma baixa densidade de plantio, o que facilita a circulação do gado. Entretanto, o plantio de guandu pode ser mais denso, com o espaçamento de 1,5 m entre linhas, contanto que a leguminosa forrageira seja oferecida fragmentada no cocho.

Conheça os Livros AFE da Área Pastagem.

Leia o artigo "Ficha técnica: Milheto (Pennisetum Americanum)."

Fonte: cnpgc.embrapa.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Dalva Leal

12 de out de 2021

Eu quero é comprar sementes desse feijao

Eduardo Bayer Neto

14 de jul de 2021

Em uma mesma linha, distantes entre si 1.5 metros,qual a distância mínima entre plantas, considerando uma colheita mecanizada com ensiladeira, para fins de silagem?

Resposta da Aprenda Fácil Editora

15 de jul de 2021

Olá, Eduardo 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O guandu deve ser semeado no período chuvoso entre novembro e dezembro. O espaçamento a ser empregado e a quantidade de sementes dependerão do uso a que se destina o plantio. Para formação de legumineiras, emprega-se espaçamento de 2 a 3 m entre linhas, com seis sementes por metro linear.

Para maiores detalhes sugerimos que procure um especialista na área em sua região para que o mesmo posso orientá-lo de forma mais eficiente.

Atenciosamente

Erika

Maria José Reis de Sá

7 de jul de 2021

Meu marido fez um plantio de feijão guandu e gostaria de saber mais sobre essa leguminosa, tipo: onde comercializar, melhorar o cultivo.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

8 de jul de 2021

Olá, Maria José 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Andre Lindolfo de Souza

21 de mar de 2021

Estou afim de plantar uns 3 alqueires de andu para triturar e tratar das minhas galinhas caipira só preciso qual variedade de andu é o ideal..

Resposta da Aprenda Fácil Editora

25 de mar de 2021

Olá, André

Como vai?

Recomendamos que você procure um especialista na área em sua região, para que o mesmo possa orientá-lo de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika

Alexandro Pereira da Conceição

21 de jun de 2020

Meu pé de andu esta caindo as folhas,ele ainda vai brotar?quanto tempo o pé produz?

Resposta da Aprenda Fácil Editora

25 de jun de 2020

Olá,Alexandro

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure um especialista em sua região, para que este profissional possa analisar seu pé de feijão-guandu e assim  orientá-lo de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!