As floriculturas se tornaram um negócio rentável, com boa margem de lucros, principalmente quando passaram a comercializar e a oferecer serviços diversificados. Vender flores, fazer a decoração de eventos, elaborar cestas para datas comemorativas, comercializar livros e chocolates, tudo é possível no novo universo da floricultura. Basta colocar em prática a criatividade e a inovação para ganhar cada vez mais clientes.
Planejamento
O planejamento é o passo inicial para todo tipo de negócio. Por meio dele, o empreendedor avalia a viabilidade da empresa no mercado e reduz os riscos. Tudo deve ser considerado no plano de negócios, desde os serviços oferecidos pela floricultura até o público-alvo abrangido pela empresa. Sem falar da projeção de custos com aquisição de equipamentos e contratação de colaboradores.
Na verdade, no plano de negócios, o empreendedor realiza uma boa análise de mercado em todos os seus aspectos, inclusive administrativos, financeiros e operacionais. Fora a análise da concorrência e dos fornecedores. Tudo deve ser criteriosamente analisado para que a floricultura entre no mercado com um alicerce fortalecido.
Localização
Antes de abrir a floricultura, outro fator a considerar concerne à localização. Com base na análise do público-alvo realizada no plano de negócios, é possível escolher o melhor ponto comercial para a empresa. Com o conhecimento dos hábitos de consumo do público-alvo da região, essa etapa se torna mais fácil. Normalmente, negócios dessa modalidade ganham destaque em locais mais movimentados, com grande fluxo de pessoas.
O local também deve garantir a segurança dos clientes, bem como a sua mobilidade. Para isso, é importante escolher uma localização onde passam viaturas e transportes com frequência. Estacionamentos para clientes também é um ponto a se considerar, pois facilita o acesso e garante maior comodidade a todos.
Estrutura
A estrutura da floricultura deve ser dividida em setores, dentre eles, o administrativo, o de produção, o de carga e descarga, além do depósito. Sem falar dos banheiros masculino e feminino para funcionários e clientes, além da copa para maior conforto da equipe nos intervalos. Um balcão para atender os clientes, além de mesas e cadeiras também são de suma importância.
Equipamentos
Quanto aos equipamentos e mobiliário da floricultura, são necessários balcão para preparar os arranjos e cestas, escadas, armários, prateleiras, gôndolas, utensílios para manejar e preparar as flores, refrigerador, câmara fria, além de máquina de limpar rosas.
Divulgação
A divulgação aumenta a visibilidade da floricultura no mercado. Um dos melhores canais para divulgar negócios é a internet, por meio das redes sociais, como Instagram e Facebook. O mesmo vale para o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. Sem falar das propagandas em outdoors, carros de som, flyers e outros.
Conheça os Livros AFE da Área Floricultura:
Fonte: Abertura Simples
Por Andréa Oliveira