WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Qual o manejo alimentar ideal para éguas prenhas e lactantes?

A dieta da égua prenha ou lactante deve ser equilibrada, rica em proteínas e energia, como preparo para o período gestacional e a lactação

Qual o manejo alimentar ideal para éguas prenhas e lactantes?

O manejo alimentar das éguas prenhas e lactantes deve lhes garantir os nutrientes essenciais à sua plena saúde, ao bom desenvolvimento do feto e à produção de leite para a amamentação do potro. Até mesmo antes da estação de monta, a dieta da égua deve ser equilibrada, rica em proteínas e energia, como preparo para o período gestacional e a lactação.

Durante os 11 meses de gestação da égua, ela ganha 8% a 12% do seu peso vivo. As éguas prenhas, que excedem 20% do seu peso vivo são um risco para si mesmas e para os potros. Daí a importância da dieta balanceada e dos exercícios físicos durante a prenhez. Para um melhor controle e monitoramento, a égua prenha deve ser isolada das éguas vazias em um piquete próximo às cocheiras cobertas.

Quanto aos exercícios indicados às éguas gestantes, eles devem ser permitidos até o início do último trimestre da gestação, contanto que sejam moderados. Nesse período, o potro cresce apenas de 35% a 40% até o 8º mês de gestação. Enquanto no último terço da gestação, o potro cresce 60% a 65%, o que exige grande esforço da égua. Nesse caso, as atividades físicas são desaconselháveis.

Com a prática de exercícios leves, a água prenha não apresenta aumento exagerado do peso. Pelo contrário, o peso é reduzido, aos poucos, conforme se aproxima o fim da gestação. Com isso, o parto ocorre, normalmente, sem riscos à égua e ao potro.

Volumoso de qualidade e água


Com uma alimentação balanceada, as éguas prenhas e lactantes geram potros vigorosos e saudáveis. Para isso, elas devem receber alimentos volumosos de qualidade, além de sal mineral. Fora a ração específica para o período gestacional e de lactação. Sem falar da disponibilidade de água fresca e de qualidade. Vale ressaltar que éguas gestantes ou lactantes ingerem 40 a 50 litros de água por dia.

Fonte de proteína: ração especial


Nos 3 meses finais de gestação e nos 3 meses iniciais de lactação, as éguas requerem maior porcentagem de proteína na dieta. Afinal, trata-se de um nutriente essencial ao bom desenvolvimento do potro. Sendo assim, nesses períodos, as éguas devem receber ração especial com 15% de proteína (ou mais). Dessa forma, garante-se a boa saúde da égua e do potro, além de uma boa produção de leite.

Diariamente, são necessários 470 gramas de proteínas e 18,0 megacalorias de energia para éguas prenhas com 500 quilos de peso. Enquanto éguas em lactação (três meses iniciais) requerem praticamente o dobro de proteínas, ou seja, 950 gramas diárias. O farelo de soja é uma das principais fontes de proteína a serem fornecidas ao animal.

Fontes de energia: aveia, cevada e milho


Quanto às fontes de energia, elas estão presentes na aveia, na cevada e no milho, preferencialmente fornecidos com óleos de origem vegetal, como o óleo de arroz, rico em Ômega 3 e Ômega 6. Além de possuir 2 vezes mais energia que o amido, ele apresenta boa digestibilidade.

Conheça os Livros AFE da Área Equinos:

Cavalos - Como Corrigir Aprumos, Ferrar e Cuidar dos Cascos

Doma Racional Interativa - Vol. II

Capacitação de Cavalariços - Escola Preparatória

Fonte: Blog A Casa da Fazenda

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!