WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Qual a alimentação mais adequada para gatos?

A dieta ideal deve suprir as necessidades nutricionais do gato e garantir a manutenção da saúde do bichano

 

Qual a alimentação mais adequada para gatos?

Qual a alimentação mais adequada para gatos? A que supre as necessidades nutricionais do animal e garante a manutenção da saúde do bichano. “Independentemente de a dieta ser constituída de alimentos naturais ou ser composta por produtos industrializados, o mais importante é a boa nutrição do felino”, explica Gabriela Soares Carvalho Pamplona Corte Real, autora do Livro AFE Nutrição e Alimentação de Cães e Gatos.

Além de uma dieta equilibrada, a água é indispensável para a hidratação dos gatos. Geralmente, eles se recusam a beber água em potinhos, pois preferem fontes de água corrente. Não é mera coincidência que muitos bichanos pulam em pias com torneiras abertas. Sendo assim, para estimular a ingestão de água, o tutor deve comprar uma fonte específica para felinos. Outra alternativa é fazer o apetrecho em casa, pois sai mais barato.

Alimentação natural


Tutores que oferecem alimentação natural aos gatos devem seguir alguns cuidados. Carne crua jamais deve ser oferecida aos bichanos. Tanto a carne de ave, como a de peixe devem passar por cocção para evitar que os animais sejam acometidos por infecções causadas por microrganismos nocivos. Além disso, os ossos pontiagudos da carne de frango e as espinhas de peixe devem ser retirados antes de alimentar o animal. A carne bovina é permitida, mas a de suíno não.

Quanto aos cereais, aos vegetais e às frutas, eles estão liberados, contanto que sejam preparados devidamente e oferecidos em quantidades recomendadas pelo médico veterinário. Animais de estimação submetidos à dieta natural devem passar por avaliação médica, pois nem todos os alimentos naturais são permitidos, dentre eles, alho, cebola, uva, seriguela, abacate e ossos.

Produtos industrializados


Dos alimentos industrializados próprios para gatos, destacamos os secos, os semi secos e os enlatados. Os classificados como premium são constituídos de ingredientes criteriosamente selecionados e, por isso, apresentam melhor padrão de qualidade. Sendo assim, eles são os mais recomendados pela segurança e pelo quesito nutricional. Os secos apresentam maior durabilidade e baixo teor de gordura. Seus ingredientes são basicamente carne de peixe ou ave, além de vitaminas e minerais.

Já os alimentos semi secos apresentam pouca durabilidade e preços elevados, mas são bastante nutritivos. Por fim, temos os enlatados, alimentos constituídos de açúcar, sal, gelatina, vitaminas, minerais, cereais, além de carne de peixe ou ave. Normalmente, eles são comercializados em sachês. Vale lembrar que os tutores não devem alimentar os seus gatos apenas com um tipo de alimento industrializado. Eles devem ser associados para a boa nutrição dos bichanos.

Conheça os Livros AFE da Área Cães e Gatos.

Leia o artigo "Qual o melhor momento para dar petiscos para os pets?"

Fonte: cachorrogato.com.br

Por Andréa Oliveira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!